Salavessa

>> sexta-feira, maio 25, 2012

Quando fui correr o Ultra Trail de São Mamede (do qual, eventualmente, ainda falarei noutro post), dormi na Salavessa, uma aldeia amorosa, encostada ao Tejo, no concelho de Nisa. Devo dizer que fiquei apaixonado. Se não fosse o facto de termos 3 filhos pequenos e querermos estar numa zona onde haja mais crianças, era para lá que rumávamos, agora que estamos de partida dos Açores (brevemente).
Aqui ficam algumas imagens das propriedades do meu sócio e amigo Carlos e da família:

DSC_6128

DSC_6129

DSC_6130

DSC_6131

DSC_6132
Todas as fotos acima são da "Tapada", uma propriedade do Sr. Dias, em plena Salavessa.

DSC_6133

DSC_6134
Estas duas anteriores são da horta do Sr. Francisco, um exemplo de uma horta biológica, estupendamente organizada.

DSC_6135
Aqui temos "O Sobreirão".

DSC_6136
Não me consigo lembrar do nome deste terreno, mas é encostado ao Tejo (que se vê ali ao fundo). A foto é tomada de dentro de uma casinhota de xisto que lá está, à espera de recuperação. É um local mágico, onde repentinamente senti que me estava a faltar esta comunhão com o silêncio e o cheiro das aromáticas silvestres. Este foi o local que me enamorou por completo.

DSC_6137
Uma vista para Sul, do mesmo terreno.

DSC_6138
O meu sócio e amigo Carlos, no fundo do seu terreno, junto ao rio Tejo. Não saberei explicar o que se sente neste local, mas é pura magia e uma atracção aditiva. Estou rendido ao prazer espiritual do silêncio.

DSC_6139
Esta imagem não resultou, porque lhe falta escala. Cada "laranja" destas terá uns 20cm de diâmetro. Não estou a exagerar. Dizem, contudo, que são intragáveis, mas são as maiores laranjas que vi na vida, eventualmente cruzadas com melancias. Um fenómeno do Entroncamento, desta vez na aldeia da Salavessa.


4 comments:

Pedro 5/25/2012 11:12 da tarde  

... não serão toranjas?

Bárbara 5/26/2012 9:35 da manhã  

Alentejo! O único local para onde iria se saísse agora dos Açores! Magníficas fotos!

CarlosCP 5/28/2012 9:37 da manhã  

Fiquei cheio de vontade de ir para lá!

Nana 5/29/2012 2:21 da tarde  

estas laranjas são as chamadas "laranjas amargas" (havia as mesmas em Montemor o Novo, onde estive o ano passado): disseram-me que so servem para dar cheiro e "enfeitar" ...

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP