Salavessa
>> sexta-feira, maio 25, 2012
Quando fui correr o Ultra Trail de São Mamede (do qual, eventualmente, ainda falarei noutro post), dormi na Salavessa, uma aldeia amorosa, encostada ao Tejo, no concelho de Nisa. Devo dizer que fiquei apaixonado. Se não fosse o facto de termos 3 filhos pequenos e querermos estar numa zona onde haja mais crianças, era para lá que rumávamos, agora que estamos de partida dos Açores (brevemente).
Aqui ficam algumas imagens das propriedades do meu sócio e amigo Carlos e da família:
Todas as fotos acima são da "Tapada", uma propriedade do Sr. Dias, em plena Salavessa.
Estas duas anteriores são da horta do Sr. Francisco, um exemplo de uma horta biológica, estupendamente organizada.
Aqui temos "O Sobreirão".
Não me consigo lembrar do nome deste terreno, mas é encostado ao Tejo (que se vê ali ao fundo). A foto é tomada de dentro de uma casinhota de xisto que lá está, à espera de recuperação. É um local mágico, onde repentinamente senti que me estava a faltar esta comunhão com o silêncio e o cheiro das aromáticas silvestres. Este foi o local que me enamorou por completo.
Uma vista para Sul, do mesmo terreno.
O meu sócio e amigo Carlos, no fundo do seu terreno, junto ao rio Tejo. Não saberei explicar o que se sente neste local, mas é pura magia e uma atracção aditiva. Estou rendido ao prazer espiritual do silêncio.
Esta imagem não resultou, porque lhe falta escala. Cada "laranja" destas terá uns 20cm de diâmetro. Não estou a exagerar. Dizem, contudo, que são intragáveis, mas são as maiores laranjas que vi na vida, eventualmente cruzadas com melancias. Um fenómeno do Entroncamento, desta vez na aldeia da Salavessa.
4 comments:
... não serão toranjas?
Alentejo! O único local para onde iria se saísse agora dos Açores! Magníficas fotos!
Fiquei cheio de vontade de ir para lá!
estas laranjas são as chamadas "laranjas amargas" (havia as mesmas em Montemor o Novo, onde estive o ano passado): disseram-me que so servem para dar cheiro e "enfeitar" ...
Enviar um comentário