O Convento do Carmo

>> sexta-feira, maio 13, 2005

Um comentário, que eu desde já agradeço com toda a convicção, colocado no post sobre Gigarós, veio abrir caminho a uma investigação que eu não sabia por onde desenvolver. É que o tal convento chama-se Convento do Carmo.

Convento do Carmo - Gigarós - Colares

Já procurei um pouco e, embora não garanta a veracidade destas afirmações, li que foi começado a construir em 1450, terminado por Frei Baltazar Limpo em 1528 e foi transformado em convento Eremítico da Província em 1617. Será que o Frei Baltazar Limpo tem alguma relação com os Limpos do Mucifal? E com outras pessoas da família Limpo, que habitam na zona?

Como é que este edifício fantástico é tão desconhecido e está tão abandonado?

Aqui fica o comentário deixado por um Anonimous, a quem eu tiro desde já o meu chapéu, em sinal de agradecimento:
"Chama-se convento do Carmo e a igreja é maior que a de Colares."

Obrigado pela informação.

ZM

4 comments:

Anónimo,  5/13/2005 6:28 da tarde  

Sabes que andei à procura de infromação sobre este Convento e não encontrei nada?
Queria fazer um post no meu blog.. Próxima sexta, vou sugerir um passeio lá.. (já tinha em mente)
Pedro, para passar no convento, o mais fácil é ir pelo penedo. Logo à entrada do Penedo (perto da Casa Portuguesa) tens o caminho para a serra, passas um cruzamento (com um caminho que vai dar a Colares) e depois num segundo cruzamento há um caminho que desce.. é por aí...

Anónimo,  5/13/2005 6:31 da tarde  

Isto pode parecer parvo, mas se ganhasse o Euromilhões, comprava este convento, por razões várias..... (um dia listo as razões)
Já agora, ele está assim degradado porque a quinta tem sempre pertencido a particulares, que normalmente nem lá vão, apenas têm mantido lá o que se denomina "caseiros"

Anónimo,  6/13/2005 11:19 da tarde  

Talvez lhe pudesse enviar alguns documentos e indicações sobre a Qta do Carmo e esta zona, através de e-mail

Zé Maria 6/14/2005 6:25 da manhã  

Pedro, eu agradeço. Já encontrei algumas coisas nos livros do José Azevedo, mas tudo não é demais.
O meu mail está disponivel no perfil: zm_sintra@hotmail.com

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP