Eu também acredito na Escola Moderna

>> quinta-feira, novembro 18, 2010



A propósito dos recentes posts do meu amigo Vasco, aproveito para partilhar esta reportagem sobre o Movimento da Escola Moderna.

Os meus dois filhos mais novos começaram por andar num colégio que seguia esse modelo e estávamos bastante satisfeitos com os resultados, tanto do ponto de vista do ensino curricular como - talvez sobretudo - com os restantes aspectos da educação no seu todo.
Depois conhecemos um outro modelo mais tradicional (para não dizer aberrante) e ambos andaram para trás a passos largos.
Agora, o Lourenço está numa fantástica sala pré escolar, na escola Tomás de Borba, em Angra do Heroísmo, e a evolução está a ser surpreendente. No MEM não se aprende só a desenhar, ler, escrever e contar de uma forma mais rápida e motivante, aprende-se a viver em comunidade, de forma democrática e educada, com vontade e alegria. Estou convencido que quanto mais se espalhar este modelo educativo melhores serão as pessoas que saem das nossas escolas. Por consequência, melhor será o país.
Receio que entre os detractores deste sistema estejam pessoas que não sabem do que se trata e também pessoas que têm medo da verdadeira democratização do ensino escolar. Uma das coisas que o MEM promove é a igualdade, e isso assusta muito boa gente.

As outras partes desta reportagem: aqui e aqui.

0 comments:

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP