Vive-se melhor nos países igualitários

>> sexta-feira, setembro 24, 2010

Li na última edição do Expresso esta crónica do Daniel Oliveira e esperei que aparecesse algures online para poder divulgá-la.
Nem sempre concordo com o Daniel Oliveira, mas neste caso, estou convencido de que ele tem toda a razão.

"Vive-se melhor nos países mais ricos. Dita esta lapalissada, há um dado perturbante: a partir de um determinado nível de riqueza isto deixa de ser verdade. Garantido o essencial, o rendimento médio dos cidadãos deixa de ter qualquer efeito nos indicadores sociais e de saúde para o conjunto da sociedade." ler o resto...

Digo frequentemente que uma sociedade funciona tanto melhor quanto mais as pessoas escolhem o trabalho que pretendem desempenhar não tanto pela perspectiva do salário mas verdadeiramente porque se sentem motivadas a fazer o trabalho em si. Numa sociedade em que os salários não sejam tão absurdamente distantes uns dos outros isso será mais facilitado. Não é preciso que o director geral ganhe o mesmo que a telefonista, mas também não é preciso que um ganhe num mês o que a outra ganha em dois anos, e isso acontece em Portugal, como sabemos.
Compreendo em absoluto o mecanismo que torna uma sociedade globalmente mais feliz e funcional por se conseguir de alguma forma aproximar mais o "valor" das diversas pessoas.

0 comments:

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP