A mensagem da ministra

>> quarta-feira, setembro 22, 2010

Já muito se falou na imprensa e na blogsfera sobre a mensagem da Ministra da Educação, Isabel Alçada. Para quem viva em Marte e ainda não tenha tido oportunidade de assistir à referida mensagem aqui fica:


Ao contrário do que tem sido dito por quase toda a gente, eu não acho esta mensagem tonta nem ridícula. Suponho que não tenha sido feita uma comunicação oficial, via serviço público de televisão, em horário nobre para todo o país, caso em que o tom "maternalista" seria sem dúvida despropositado; tendo a mensagem sido apenas colocada no site do Ministério da Educação, e dirigida aos alunos e pais em início de ano escolar.
Percebo nesta mensagem um desejo genuíno de dar um impulso positivo a quem está a começar o ano lectivo. Sendo certo que o tom é naïf e algo pueril, temos também que perceber que quem fala é a Isabel Alçada, não é a Manuela Ferreira Leite, que esteve no mesmo cargo quando eu ainda andava na escola. O único problema desta mensagem foi o facto de ter sido ridicularizada pelos mal-dispostos do costume. Fora isso, para os meus filhos, parece-me uma excelente mensagem de arranque do ano. Eu passo a vida a dizer-lhes exactamente as mesmas coisas. O meu tom pode não ser aquele, mas eu não sou a Isabel Alçada.

A escola precisa de ser vista com algum romantismo. Acho que esta forma feminina e maternal de lidar com o assunto só pode trazer benefícios.

Posto isto, não resisto a publicar igualmente um divertido vídeo feito por um aluno, inspirado naquela mensagem:

0 comments:

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP