Benasque - I

>> sexta-feira, julho 15, 2005

Na ressaca de uns excelentes dias nos Pirinéus, aqui fica, aos bocadinhos, um curto relato.
Acampámos no Camping Aneto, no Vale de Benasque, perto da povoação de Benasque propriamente dita. A partir deste campo-base fizemos alguns passeios de um dia e 2 ascensões de 2 dias cada uma.
O nosso primeiro passeio foi à estação de ski de Cerler, onde havia uma cadeira a funcionar, para se poder ver as vistas lá do alto sem ter que subir tudo a pé. Foi lá que registei esta imagem:

No dia seguinte partimos para a nossa primeira expedição. Fomos dormir ao refúgio de montanha da Renclusa, para no dia seguinte ascendermos ao monte Aneto (3.404m), que é o tecto dos Pirinéus. Para se chegar ao Renclusa é preciso fazer uma caminhada de 40 minutos desde um local chamado Besurta. Acontece que durante o Verão uma grande parte dos vales dos Pirinéus estão fechados a viaturas particulares, pelo que é necessário apanhar uma camioneta até à Besurta. Nós optámos por fazer este pedaço do caminho a pé, para aquecer o esqueleto. Isto deu-nos a oportunidade de vermos inúmeras Marmotas, coisa que da camioneta dificilmente teríamos avistado.

Um pouco mais à frente fomos forçados a passar pelo meio das vacas.

O cenário era de tirar a respiração.

Quando chegámos ao local onde a camioneta poderia ter-nos deixado, já tínhamos caminhado cerca de uma hora, mas valeu bem a pena. Faltavam agora cerca de 40 minutos de subida até ao refúgio da Renclusa, onde dormiríamos essa noite.
Aqui vemos um cruzeiro que se encontra junto ao refúgio. Tem-se de lá uma vista espectacular sobre o vale que tínhamos acabado de percorrer.

Este é o refúgio propriamente dito.

Para quem não saiba, um refúgio é uma espécie de albergue de juventude, normalmente inacessível por carro, onde as condições não são muito comparáveis às de um hotel ou algo parecido. Em geral não é possível tomar banho, não se pode entrar com as botas calçadas, pelo que há uma bateria de chinelos à entrada, para quem chega trocar de calçado. Os horários são compatíveis com as actividades que se desenrolam nas imediações, pelo que, no caso do Renclusa, o pequeno-almoço é servido entre as 5:00h e as 7:00h da manhã. Nós tomámos o nosso às 5:10h e posso-vos dizer que havia fila junto à torradeira.

Vão passando por cá, que há-de haver mais.

ZM

7 comments:

Benjamim 7/15/2005 4:50 da tarde  

vou passar por cá outra vez, quero ver mais.um abraço B

Quica 7/15/2005 7:03 da tarde  

Olá ZM. Vejo que estás de volta. As férias parece que foram uma maravilha. Ainda bem. Bjs para vocês e até um dia destes.

JNM 7/16/2005 2:04 da tarde  

wilkommen. Só pelo regresso já promete. Como está o Aneto?

Grande abraço.

Nuno Fernandes 7/17/2005 1:22 da tarde  

Que fotos! E que inveja...

Um abraço

Desconhecida 7/18/2005 8:43 da manhã  

Tanta vaca, tanta rocha, tanto campo...belas férias.
Beijos e bom regresso...

Sara MM 7/25/2005 12:06 da tarde  

adorava ver marmotas!!!

ana ventura 8/07/2005 12:41 da tarde  

Bela reportagem! Já cá estamos! Temos que reunir!

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP