Salgados - final de dia

>> sexta-feira, setembro 18, 2009

Galeria completa -->

DSC_0878

DSC_0871

DSC_0866

DSC_0853

DSC_0858

Algumas fotos feitas na zona dos Salgados, entre Albufeira e Armação de Pera, no Algarve. É um local fabuloso, sobretudo para quem goste de ver e fotografar pássaros. Infelizmente está a ficar cheio de prédios. O empreendimento Herdade dos Salgados é, na minha opinião, francamente exagerado (como é costume no Algarve) e tem um gosto discutível.

Este ano pareceu-me que os arquitectos algarvios (ou os que lá trabalham) descobriram recentemente a arquitectura nórdica e não parecem ter percebido que o clima da Dinamarca não é bem o mesmo que o do Algarve. Daqui a uns anos a factura eléctrica do Algarve durante a época do Verão vai ser das mais elevadas do país. Quase tudo o que se vê construído actualmente tem paredes de vidro do chão ao tecto, com poucos ou nenhuns meios de sombreamento. Mas esta gente não se lembra do que se costumava fazer no Algarve? Porque acham que seria? Mau gosto?

As certificações energéticas não devem ter chegado ainda ao distrito de Faro. Devem estar à espera do TGV.
ZM

3 comments:

Pedro 9/18/2009 5:24 da tarde  

O sítio tem óptimo aspecto.
De facto "vi" a Rocha da Pena e até fiz um boneco que há-de aparecer, mas não ficou mto reconhecível. Tenho atenuantes: no fim de uma enorme subida, ´de mochila às costas, em pé por não ter onde me assentar. Foi um simples apontamento colorido em casa, à noite.

Rui Silva 9/18/2009 6:46 da tarde  

ZM, infelizmente a arquitectura moderna não acompanha a vida, antes se opondo a ela (ao meio e aos homens/mulheres que o habitam). Há uma tendência, que referes dando o exemplo algarvio, para esquecer determinados elementos tradicionais da arquitectura que não derivam do gosto, ou de escolas, mas da vida e da relação entre o meio e a habitação.

Belas fotografias. Bela família. Parabéns, sobretudo por retratares sorrisos genuínos.

Álex 9/25/2009 7:49 da tarde  

a arqitectura por cá parece ser de modas em vez de ser fruto da mistura entre as características do lugar, as necessidades e os gostos dos donos e as tendências gerais que se quiserem seguir ...

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP