Recuperação? Integração?

>> terça-feira, março 06, 2007

Na Estefânia de Sintra decidiram recuperar(?) esta moradia (eventualmente histórica). Em lugar de a recuperarem como era e sobretudo manter o espaço que tinha à volta, decidiram abraçá-la dentro de um prédio, cobrindo praticamente a totalidade do logradouro existente.



Pessoalmente, julgo que teria sido preferível deixarem-se de nostalgias e meterem o camartelo no edifício original. O resultado é praticamente o mesmo. A mim parece-me que entre o que a imagem documenta e a demolição, não se ganhou grande coisa e certamente saíu mais caro.

A memória de um edifício não é só a fachada, é também o seu interior e o espaço circundante. Das duas uma, ou se decide manter e então mantenham, ou se decide demolir e então esqueçam o que existia. O que está aqui feito é escavacar, tentando manter. Nem é carne nem é peixe e é a pior das soluções.

ZM

1 comments:

Zepa 3/06/2007 1:01 da tarde  

Pois é, já me tinha lembrado do mesmo...
Mas assim na foto ainda parece pior; é que eu não me tinha apercebido que essa coisa do lado esquerdo (que vai ser uma loja) fica mesmo feia, assim à frente da "casa".
Se não fosse isso, eu até nem ligava, pq, a contrario até não me parecia mal; seria o mal menor, já que da frente não se apercebe o que lá está para trás e o dono queria fazer um prédio de 3 andares, como o que existe à direita do outro lado da rua, mas a Câmara andava há anos numa briga com ele.

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP