Evaristo, tens cá...

>> terça-feira, setembro 19, 2006

...um belissimo restaurante de praia.



Os arquitectos Carlos Lemonde de Macedo e Bernardo Daupiás Alves projectaram em 2001 um restaurante para a praia do Evaristo, perto da do Castelo, no Algarve. São vários corpos ligados por 3 águas, que se integram no local de forma exemplar.
Tem um ar muito leve, ligado a terra por um conjunto de vigas de madeira que são o prolongamento do telhado a Norte. Parece estar muito solto do terreno, como se apenas tocasse ligeiramente o solo. Foi construido com madeira branca e muito vidro.
O restaurante não tem propriamente ementa, come-se o peixe que houver. O ambiente é magnífico, como as fotos documentam. É um local longe da estrada, com os pés dentro de água e com muito espaço à volta. Parece-me o sítio ideal para levar crianças irrequietas como as minhas para jantar.
- Mãe, já posso sair da mesa?
- Sim filha, vai fazer castelinhos na areia, mas não te molhes!
É um belíssimo edifício, parece ser um extraordinário restaurante, numa das mais simpáticas prainhas da nossa costa Algarvia. Um local a descobrir.
Eu começaria por um Porto seco antes do por do Sol, seguido de uma sopinha de peixe enquanto o Sol se recolhia ao horizonte e entraria pela noite dentro com um robalo de mar bem grelhado no carvão, acompanhado de um vinho branco Planalto ou Eugénio de Almeida bem fresquinho (mantido num frapé). Terminaria com um Cheese Cake e um quente café (tudo na companhia da minha companheira de aventuras!). Não me sugiram mais nada, que nunca bebo alcool depois do café. Eu não cheguei a jantar lá, mas se tivesse jantado era assim.
Se lá forem, digam que foram da minha parte.
ZM

PS: o apoio de praia da praia da Galé, ali mesmo ao pé, também foi projectado pela mesma dupla de arquitectos. Ambos com a colaboração de Paula Ferreira, Carla Ferreira e Rui Gomes.

3 comments:

Erecteu 9/20/2006 9:02 da manhã  

Aprovo.
O jantar em companhia do Eugénio, até, era uma boa ideia.

Obrigadão pela resposta

montanhacima 9/21/2006 7:22 da manhã  

Este blog pode bem começar a lançar uma nova rubrica chamada: "gastroquitectura" ou "arquistronomia".

Este fim de semana vou ao Porto e prometo trazer uma novidade "gastroquitectónica" ou "arquistronómica".

Um abraço

Anónimo,  9/21/2006 7:41 da manhã  

Boa !
Vai começar a ser urgente regressar a terras lusitanas ...
E em boa companhia !...

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP