Era uma vez uma cabra montês.

>> quarta-feira, junho 01, 2005

Seguindo uma sugestão do Azenhas, aqui fica o conto infantil do Arrumário, para este dia da criança. Podem ver os outros contos publicados hoje no Webring da Bruma e da Maresia:

Azenhas do Mar
Mente Positiva
Desconhecida
À Beira Mar
Colares
Para Sintra
Contra-Indicado


Era para estar aqui uma ilustração da grande Ana Ventura, mas ela não teve tempo. Fui sacar esta aos cliparts online do tio Bill Gates, a quem agradeço francamente

Era uma vez um coelhinho que saíu de casa para ir à horta buscar hortaliças para fazer um caldinho.

Quando veio de volta, com as hortaliças num cestinho encontrou a porta de casa fechada. Achou aquilo muito estranho e bateu à porta. Lá de dentro ouviu-se a voz de uma cabra:

- Aqui ninguém entra, eu sou a Cabra Montês que te salta em cima e te faz em três!

O coelho, muito assustado, foi à procura de ajuda. Encontrou o boi e pensou: Este é que me vai ajudar, é tão grande, tem tanta força...

Contou-lhe toda a história e quando chegou à parte da Cabra Montês, o boi disse: “Eu cá não te posso ajudar, que tenho muito medo.”

O coelho foi de novo à procura de alguém que o pudesse ajudar. Encontrou o Cão e pensou que este seria suficientemente valente para o ir ajudar, mas o cão, quando ouviu falar da Cabra Montês também não se quis meter no assunto.

O coelho ainda pediu ajuda ao galo, já sem grande esperança, mas este disse que tinha um javali ao lume e tinha que ir para casa a correr. Não era que tivesse medo, só que não estava mesmo disponível.

Quando o coelho já não sabia o que fazer, passa a formiga, muito alegre, com a trouxa às costas. A formiga perguntou-lhe porque estava triste, e o coelho, sem esperar qualquer ajuda, contou-lhe toda a história. A formiga disse-lhe de imediato que o ia ajudar.

Dirigiram-se à porta de casa do coelho e bateram à porta. A Cabra disse com ar ameaçador:

- Quem é?

- Sou o Coelho, que fui à horta apanhar hortaliça para fazer um caldinho. Estou aqui com a formiga e queria entrar na minha casa.

- Aqui em casa ninguém entra. Está cá a Cabra Montês que lhes salta em cima e os faz em três.

Então a formiga disse:

- E eu sou a Formiga Rabiga, que te salta em cima e te fura a barriga!

Enquanto a Cabra escarnecia desta ameaça, a formiga subiu ao telhado, desceu pela chaminé, saltou para a barriga da Cabra e furou-lhe as tripas. De seguida abriu a porta ao Coelho, que entrou muito contente, encontrando a Cabra estendida no chão.

O Coelho fez o tal caldo, deu a Cabra ao Saraiva (em Nafarros) para fazer cabrito assado, porque ele era vegetariano e ofereceu almoço à formiga. Parece que à hora da sesta, a coisa aqueceu entre ambos, mas isso não é para contar no dia da criança, senão ainda vêm aqueles gajos da protecção da família, e fazem uma petição para fechar o Arrumário.


Feliz dia da criança para todos os petizes.

Um beijinho especial para a Madalena.

Um grande abraço ao Pedro.

ZM

5 comments:

Desconhecida 6/01/2005 10:13 da manhã  

deixa lá Zm, não é o único, estamos todos!
Bjs

Anónimo,  6/01/2005 3:37 da tarde  

hahaha ainda vou jantar aí

Anónimo,  6/02/2005 9:26 da manhã  

Moral da História:

Formiga valente
e coelho carente
fazem da sesta
uma grande festa!

e esta?

Anónimo,  12/11/2006 6:24 da tarde  

Historia muito fixe que vinha em um dos livros do ciclo primario (anos 70)...

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP