Movimento Educação Livre
>> domingo, outubro 05, 2014
Ontem participámos, como convidados, no encontro do MEL (habitualmente, as pessoas dizem "da MEL", mas não sei porquê), o Movimento Educação Livre. O MEL pretende associar as pessoas que, como nós, não se revêem no actual sistema educativo e foi muito, muito motivante e tranquilizador conhecer tanta, tanta gente que está no mesmo barco que nós. Nem todos têm filhos em ensino doméstico e, dentro dos que têm, há abordagens muito diferentes, mas todos sentimos (ou sabemos) que a escola "tradicional" não está a dar resposta às inquietações do século XXI.
No final de um longo dia de trabalho (e diversão), assistimos ao filme que aqui vos deixo. Para quem esteja "a Leste" do que pode ser a educação do futuro, vale a pena abrir o coração e assistir a este tremendo testemunho de como um novo paradigma pode estar aí à espreita.
É sempre muito difícil convencer as pessoas de que o que fazemos há mais de 100 anos não é a melhor coisa nos dias de hoje, mas vale a pena tentar. Se há causas que me motivam, que me mobilizam, esta é seguramente uma delas. Adorava participar num destes fantásticos projectos que estão a emergir como cogumelos por todos os cantos do mundo. Está uma revolução em curso. E eu estou mesmo convencido de que o ensino será irreconhecível dentro de umas décadas. Quem me dera conseguir participar mais nesse movimento imparável!
0 comments:
Enviar um comentário