Corrida dos 3 Cântaros

>> sexta-feira, junho 20, 2008

No Domingo passado correu-se a meia maratona dos 3 Cântaros, na Serra da Estrela. Foi este o pretexto que me fez assistir ao Triatlo de Peniche no dia anterior.
Assim, no Domingo pela fresquinha, depois de uma noite relativamente mal dormida no Pavilhão Desportivo de Manteigas, partimos 4 atletas para o início da prova, alguns quilómetros acima de Manteigas, no fundo do vale glaciar que leva aos Piornos e à Torre.
A corrida era mais de montanha do que a do Gerês. O desnível era consideravelmente superior (mais de 1.000m) e o terreno era muito mais duro. Houve várias zonas do percurso em que não havia qualquer carreiro. Corria-se em cima das pedras.



Na imagem acima vemos o nosso cronista lá em cima, de camisola azul clara. Gosto desta imagem porque me apanhou naquela que descobri ser a minha especialidade. No final desta descida já tinha passado todos os atletas que aqui se retratam mais uma boa meia-dúzia de outros que já estavam mais abaixo. Deu para perceber que quando o terreno é a subir, o meu motor é fraquinho, mas quando tornamos a descer, quanto mais escabroso for o terreno mais eu ganho vantagem sobre os adversários. Descer da Torre para o lado Sul deu-me um intenso prazer e permitiu-me ganhar uns preciosos 10 ou 12 lugares na classificação.

Foi uma corrida excelente, muito bem organizada, enquadrada por um magnífico cenário de montanha. A organização estava óptima, com abastecimentos a cada 3Km (mais coisa, menos coisa), com água, bebidas isotónicas, fruta e barras energéticas. Pena é que muita gente não entenda o local onde a prova se desenrola e deitem para o chão, no meio da Serra, garrafas vazias e embalagens de plástico. Pela minha parte, sempre que me servi do que havia nos abastecimentos, parei o tempo suficiente para poder deixar o meu lixo na zona de abastecimento. Acho que isto devia ser obrigatório. Quem não quer parar nos abastecimentos em corridas desta natureza deverá levar a sua própria comida e bebida.

Podem ver a totalidade das fotos do Clube de Montanhismo da Guarda aqui. Vejam o slide show que vale a pena.

ZM

5 comments:

ljma 6/23/2008 9:12 da tarde  

Boa, ZM! Eu fiquei estacionado no fundo da descida da Torre, no posto de abastecimento de bebidas perto da barragem do Padre Alfredo. Passaste por mim, portanto. Tens toda a razão sobre o comportamento de alguns "atletas". Mas, no final da corrida, apanhámos o lixo todo que encontrámos, desde o nosso posto até ao da Nave de Santo António (ainda assim, aposto que algum ficou escondido entre arbustos e/ou reentrâncias rochosas, para onde esses "atletas" fizeram questão de o atirar).

Como se deduz do que acabei de dizer, este ano estive ocupado mas no ano passado fiz a corrida, também. Deixei em cada posto de abastecimento uma garrafa (mais ou menos) vazia e recolhia outra cheia que, ou deixava logo ali, ou carregava (ai taaaanto peso...) até ao posto seguinte.

Pode ser que no próximo ano nos encontremos lado a lado nesta espectacular descida.

Abraço!
José Amoreira

Spiri 6/24/2008 9:56 da manhã  

Nas provas que tive oportunidade de participar no estrangeiro, que se realizavam em parques naturais existia no regulamento bem realçado uma regra que penso ser interessante adoptar em Portugal neste tipo de provas.

"O atleta que deitar lixo para o chão depois de passados 100 metros do abastecimento será desclassificado."

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP