Vamos lá imaginar...

>> quarta-feira, abril 30, 2008

No Domingo passado, depois da fantástica corrida dos 13Km do Guincho, onde obtive a minha melhor classificação de sempre (mesmo tendo em conta que havia poucos participantes), passei na Azoia, junto ao Cabo da Roca, onde está a crescer uma casa que me andava a intrigar. Aqui ficam as fotos, tipo livro de obra.

_DSC1891

Vista de longe tem um aspecto muito apelativo, sobretudo por causa da cobertura ajardinada. Não sei se no final ficará com o betão à vista ou se levará algum revestimento térmico. É integralmente construida em betão.

_DSC1893

Esta sala é surpreendente. Tem 3 zonas claramente definidas de projecto e será difícil fazer lá outra coisa, mas apetece muito passar um serão naquele espaço quando estiver concluido. O tecto em forma de túnel, construido também em betão, e os recortes nas paredes, criteriosamente desenhados, irão dar a esta sala um ambiente muito especial. A foto é tomada da rua, através daquilo que será um gigantesco vão, orientado a Sudoeste.

_DSC1896

A cobertura "ajardinada", por enquanto um bocado selvagem, será um dos toques especiais desta moradia.

_DSC1897

Trata-se igualmente da cobertura. Não fosse a chaminé ali ao fundo e julgaríamos estar perante o jardim.

_DSC1900

Recorte na parede da sala, virado para Noroeste.

_DSC1901

Grandes vãos dos quartos, virados para Sudoeste, e muro circundante da piscina.

No geral é um projecto que assenta sobre uma lógica muito original. Se outro mérito não tiver, tem pelo menos esse.
O betão aparente vai (infelizmente) fazendo escola, embora não saiba ainda se levará ou não algum acabamento. Esteticamente parece-me magnífica assim, mas do ponto de vista térmico devia levar um bom isolante, talvez com a mesma cor do betão aparente, que fica realmente muito bem nesta construção.

A distribuição da sala, o material do chão (tijoleira rústica), o tecto abobadado, as janelas recortadas, são muito interessantes. Gosto igualmente dos vários pátios interiores, em redor dos quais a casa se enrosca.

Não faço a mais pequena ideia de quem será o autor deste projecto, mas não tenho grandes dúvidas de que haveremos de o ver nas revistas, provavelmente visto pela lente da algum grande fotógrafo.

Bom fim-de-semana.
ZM

2 comments:

miguel taborda 5/01/2008 9:45 da tarde  

ainda vais ser arquitecto! :)

Nana 5/07/2008 7:37 da manhã  

Ou pelo menos "donador de ideias" !

Beijocas

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP