Gonçalo Byrne

>> segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Fui finalmente ver a exposição de Gonçalo Byrne patente no CCB.

Está bastante interessante, embora deixe de fora alguns trabalhos que gostaria de ter ficado a conhecer melhor, nomeadamente as casas do Bom Sucesso e a da Vila Utopia.

Ao longo de um extenso corredor há uma série de grandes fotografias dos projectos, que infelizmente, dada a largura reduzida do corredor, não podem ser apreciadas da distância que mereciam. Expõe-se um largo conjunto de maquetes, que me deu a conhecer o projecto para o grande espaço coberto de assembleias de Fátima, que é absolutamente brilhante. Além disso há uma série de caixas negras dentro das quais podemos sentar-nos a assistir a pequenos filmes sobre conversas entre o arquitecto e outras personalidades, maioritariamente igualmente arquitectos.

Surpreendentemente, as televisões que exibem estes curtos documentários são em formato 16:9, sendo os filmes em 4:3. Como geralmente acontece nas casas suburbanas, o filme enche o ecrã, apresentando-se toda a gente esmigalhada, mas mais grave, os projectos igualmente esmigalhados.

Foi assim que fiquei a conhecer a versão suburbana da torre de controlo do Porto de Lisboa, que aqui apresento:



Francamente prefiro a versão original, que pode ser consultada no site do arquitecto:



Que as pessoas em casa vejam filmes esmigalhados é uma coisa que sempre me fez confusão, mas cada um sabe de si, agora numa exposição de arquitectura no CCB acho imperdoável.

Em todo o caso, passem por lá que vale a pena.

ZM

2 comments:

Álex 2/13/2007 10:52 da manhã  

pena não ter visto esta no fds e sim a das fotos do prémio BES, que horror!

Zepa 3/02/2007 10:24 da manhã  

Gosto muito das moradias do Gonçalo Byrne na Vila Utopia. As áreas dos quartos não são fenomenais mas a estética compensa.
São, de todas, as que mais me agradam, mas também gosto de quase todas as moradias do empreendimento...pena é os preços a começarem em 1.000.000 de euros, mais coisa, menos coisa.

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP