Viagens na minha terra

>> domingo, novembro 06, 2005

No Sábado passado aproveitámos o Sol e fomos dar um curto passeio para ver o mar. Parámos o carro na Praia Grande e começámos por subir a escada a Sul, para darmos uma espreitadela às pegadas de dinossauros. Não tenho a certeza absoluta de serem as que a foto ilustra, mas estas pareciam mesmo uma sequência de passos. Estou desconfiado que o bicho calçava mais que 45 biqueira larga.

Chegados ao topo da imensa escadaria, parámos para recuperar o fôlego. A vista para o lado Norte da praia estava magnífica.

Seguimos o caminho marcado, que vai até à praia da Adraga. Já perto desta registámos esta imagem do penedo da Noiva, na praia da Ursa, visto do lado Norte. Esta costa tem um ambiente poderoso e mágico.

Chegados à praia da Adraga, subimos pelo outro lado, e fomos espreitar a gruta junto à pedra de Alvidrar. Depois seguimos na direcção de Almoçageme. Andámos por ali a tentar regressar à praia Grande por outro caminho, mas acabámos por voltar ao mesmo percurso. Pelo meio fotografámos este campo cultivado.


Regressámos à praia Grande descendo de novo a escada. Parámos por lá a recuperar energias e seguimos de carro na direcção de Janas, onde tínhamos umas compras para fazer na recomendável Mercearia D'Aldeia. Pelo caminho, aproveitámos as excelentes condições de luz e recolhemos mais estas duas imagens do por do Sol das Azenhas do Mar. Um dos mais belos locais do mundo.



Não é preciso ir muito longe para ver paisagens de encantar. Nestes dias de Outono a costa de Sintra vale bem o esforço de um passeio a pé.

Passem por cá.

ZM

10 comments:

Anónimo,  11/07/2005 7:19 da manhã  

fartaram-se de palmilhar !!!
E com esse bom tempo não deve ter sido nada desagradàvel ...
Essa terra é um espanto e a luz d'Outono é mesmo d'oiro !
Gostei da reportagem.
Beijocas

montanhacima 11/07/2005 2:08 da tarde  

Sabes que quando tinha 12 anos fui passar uma semana a uma colónia de férias dos trabalhadores do grupo da Quimigal. Essa colónia de férias era em Almoçageme e todos os dias íamos à Praia Grande, a pé, por essas escadas abaixo e acima.

Eu odiei tanto essas férias na colónia que quando imagino as escadas dos dinossauros dá-me cá uma depressão. É quase traumática.

Lembro-me bem que todos os pormenores que me faziam esquecer onde estava ajudavam a passar os dias e as pegadas na parede eram um desses pormenores.

Foi de tal maneira que me vim embora com os meus pais no dia da visita deles, sob pena de nunca mais poder frequentar a colónia. Oh que chatice!

Desconhecida 11/07/2005 6:38 da tarde  

Belas fotos...estás a ficar um profissional da coisa.

Beijinho e boa semana

montanhacima 11/08/2005 10:42 da manhã  

Aquela foto das Azenhas do MAr tem um segredo: é ter a máquina à mão de semear.

luisa lourenço 11/08/2005 4:22 da tarde  

Vizinho,

Deste passeio espectacular já falámos e nós ficámos com vontade...
Quando puderes passa pelo meu blog, que tenho lá um recado para ti!

Living Place 11/09/2005 11:34 da manhã  

Ai, eu aqui fechado entre quatro paredes e uma janela, esqueci-me da porta :-)... adorei o passeio, foi lindo.

lilla mig 11/10/2005 1:42 da tarde  

Ai que saudadeeeeessss!!! Bonitas fotos! :)

Anónimo,  11/10/2005 6:50 da tarde  

A qualidade da foto das "cadeiras" é espectacular. A luz transmite perfeitamente o ambiente: Outono, frio, fim da tarde e essencialmente tranquilidade!
Não serei talvez tão anónimo quanto penses, também gosto de fotografia a adorei subir paredes (com uma amarguinha no fim de domingo), um abraço Zé!

Isabel Filipe 11/10/2005 7:19 da tarde  

Oi ZM...

Vim... vinda do Azenhas do Mar...
e só te posso dizer:
PARABÉNS...
por todas as imagens...soberbas, que aqui tens...

gostei imenso...

Bjs

Eva Shanti 11/15/2005 9:03 da tarde  

Oi!

As fotos são lindíssimas! Gosto muito dessa parte da nossa costa, seguindo para a Ericeira, Santa Cruz...

Vou ficar atenta!

Bjs

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP