Francesca Woodman

>> sexta-feira, fevereiro 25, 2005


Francesca Woodman é uma das artistas cujo trabalho e curto percurso mais me impressionou, desde que dela tomei conhecimento.
Naceu em Denver, Colorado, em 1958. Começou a fotografar com apenas 13 anos. Não sei explicar porque é que as fotografias que criou me tocam tanto, embora ache que é impossível ficar-se indiferente a elas.
Ela foi-se desfazendo perante os nossos olhos, diluindo-se no cenário, por vezes torturando-se. O objecto principal do seu trabalho era o próprio corpo, apresentado por vezes com uma visão tão comovente que parece impossível ter sido criada por alguém tão novo.
Esteve na Art School de Providence - Rhode Island. Em Janeiro de 1981 publica um livro que era claramente um pedido de ajuda: "Disordered Interior Geometries". Uma semana depois, atira-se da janela do seu apartamento, mergulhando finalmente para a morte, pela qual sempre se sentira atraída. Tinha apenas 23 anos.
Numa das últimas cartas que escreveu a Sloan Rankin, um ex-colega de escola, dizia: "My life at this point is like very old coffee-cup sediment and I would rather die young leaving various accomplishments . . . instead of pell-mell erasing all of these delicate things . . . "
(informações recolhidas de um texto de John Hershall)

Poderão encontrar muita coisa sobre esta fotógrafa na net, mas aqui fica um link por onde começar: http://www.heenan.net/woodman/





Espero que estas fotos vos digam tanto como a mim.
Vão passando por cá.

5 comments:

Anónimo,  2/25/2005 3:46 da tarde  

Belas fotos...não conhecia esta senhora! Obrigada por esta oportunidade. Beijos às mulheres lá de casa.
Ana

Sara MM 2/27/2005 7:01 da tarde  

Já me tinhas "apresentado" a Francesca Woodman. E ainda bem!
Mas confesso que me custa ver as fotografias dela... pelo que transitem... porque prefiro as obras de arte que me "animam". É uma vergonha: sirvo-me delas - se são "coloridas" - mas não gosto de lhes servir a elas - se a mensagem é um pouco mais "negra".

Anónimo,  11/08/2008 1:09 da manhã  

Caso interesse a alguem ha um espetaculo muito bom de dança comtemporanea chamado antes da queda que se baseia na obra dessa artistas .

Zé Maria 11/08/2008 8:19 da manhã  

Se quiseres deixar mais detalhes, terei todo o gosto em promover esse espectáculo no blog.
Obrigado.
ZM

Filipe 4/29/2010 1:20 da tarde  

Opa,
Parabéns pelo Blog.. Navegando na net acabei "caindo" em teu blog e conhecendo mais da Francesca Woodman...
Obrigado por compartilhar...

Enviar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP