Vulcão
>> terça-feira, fevereiro 26, 2008
A Madalena anda a "estudar" os vulcões na escola. Como é habitual, anda um bocado obcecada pelo assunto. Este é o melhor vulcão que desenhou até agora. Acho-o fantástico.
ZM
Arrumário era o nome que a pequena Madalena dava aos armários. Este blog é o arrumário electrónico das nossas experiências, emoções e ideias.
A Madalena anda a "estudar" os vulcões na escola. Como é habitual, anda um bocado obcecada pelo assunto. Este é o melhor vulcão que desenhou até agora. Acho-o fantástico.
ZM
Alcobaça, 23 de Fevereiro de 2008
Uma fantástica galeria de fotos da Casa no Gerês de Graça Correia e Roberto Ragazzi mostra o que até agora não tinha tido oportunidade de conhecer.
Já tinha visto a galeria de fotos do Fernando Guerra (projecto número 154), mas estas fotos de Nelson Garrido, além de surpreendentes revelam mais alguns pormenores da casa.
A Casa no Gerês é uma peça arquitectónica belíssima do ponto de vista formal. Está parcialmente enraizada no terreno, mas igualmente descolada dele, como se fosse uma aeronave prestes a partir. É assim parte âncora, parte pássaro. A zona social paira sobre o vazio, num equilibrio improvável, como se fosse despenhar-se ou, pelo contrário, descolar e sobrevoar a paisagem circundante. Já a parte privada está bem assente na terra, pesada, incapaz de perturbar o mais tranquilo sono.
A porta de entrada (uma delas, pelo menos) está justamente na fronteira desses dois universos, servindo de charneira entre o exterior, o interior aéreo e o interior terreno.
É um objecto apaixonante, cujas fotografias fazem realmente desejar habitar, nem que seja por breves instantes.
A guarda daquela espécie de varanda - proa de navio - é de uma elegância comovente. A forma como todo o volume se pendura na encosta abrupta é magnífica. Os grandes panos de vidro, ora sobre o vale e o rio, ora sobre o pequeno "quintal" e as árvores em redor, criam uma ligação sublime entre o interior e o exterior.
O único defeito que lhe aponto é o facto de ser construída em betão aparente. Julgo que a motivação para este "acabamento" terá sido apenas de ordem estética, mas será porventura um erro grosseiro em termos térmicos.
Em todo o caso, uma obra de arte habitável e apaixonante.
ZM
No carro, a caminho de casa, sob um temporal inclemente:
- A casa é o sítio mais protegido das nossas vidas. Não é, pai?
- (pausa) Acho que sim... (fico sempre meio às voltas, a pensar onde aquilo a vai levar)
- É que a casa tem uma porta que se pode trancar.
[Madalena (5 anos)]
Pode ser que dê em arquitecta :-)
ZM
Por alturas do Natal passado, o blog Serra de Sintra ofereceu um folheto com uma sugestão de passeio no Parque da Pena.
Entretanto andei sempre com o folheto impresso por perto, para ir lá seguir as pistas assim que fosse possível. No Domingo passado, lá fomos os 4 (a família toda), (re)descobrir os cantinhos propostos pelo Rui. O passeio proposto é muito interessante e, embora já conhecesse todos aqueles lugares, foi agradável seguir o fio condutor e ir lendo o texto do pequeno guia. Tomara que brevemente apareçam mais. Parabéns ao editor.
Aqui ficam algumas das fotos que fiz durante o passeio.
Lago de Cascais
Lago do repuxo (sem repuxo)
Madalena na Feteira da Rainha
Feto arbóreo na Feteira da Rainha
Azulejos da Fonte dos Passarinhos
Pateira acastelada no Lago de S. Martinho
O torreão, logo no inicio do percurso
Lago de S. Martinho
Se for caso disso, passem por lá.
Aqui fica o eco de 2 posts do Double Vie de Veronique:
How to paint the portrait of a bird - I
How to paint the portrait of a bird - II
Fantástico.
ZM
As 2 fotos anteriores remeteram-me imediatamente para as Avestruzes Bailarinas da Paula Rego.
Napoleão ou Napoleinho?
Termino como comecei, com um Noddy. Só que este está um bocado deprimido para carnaval, não?
ZM
As Estrelas da Quinta, de Thierry des Ouches é uma exposição curiosa, patente no largo fronteiro ao Paço da Vila de Sintra. Passem por lá e depois vão comer os travesseiros da Piriquita à Adega das Caves. São os mesmos, com o mesmo preço e sem a confusão da Piriquita. Talvez não devesse dizer isto...
Vejam também o post sobre o mesmo tema no Rio das Maçãs.
ZM
Aqui ficam as últimas fotos de Tourém e arredores. Acabo de ouvir na TV que há um grupo de gente perdida em Pitões das Júnias. Caramba, não era caso para tanto! Espero que sejam encontrados rapidamente, porque o tempo não está para graças.
Para que possam ver a totalidade das fotos em slideshow, aqui fica o link.
Pequeno almoço n'A Casa dos Braganças, em Tourém.
Esta é só para mostrar que temos um carro igual ao da escultora Joana de Vasconcelos :-)
Aqui vemos um exemplo de um Fojo do Lobo. Era uma forma de canalizar os lobos, através de batida, para este poço, que estava camuflado.
Ponte da Misarela.
A Casa dos Braganças. Recomendado pelo Arrumário.
Fumeiro da Casa do Preto, em Pitões das Júnias.
ZM
Aqui está a apresentação de um arquitecto por quem tenho um imenso respeito. Particularmente, o Kursaal é um edifício cuja concepção me impressionou sempre muito.
Via Directório Arco.
Faltam algumas fotos de Tourém e o link para a slidshow. Vão passando por cá.
ZM
© Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009
Back to TOP