Palmeiras
>> segunda-feira, abril 11, 2005
Não posso deixar de transcrever uma frase de um post que li no excelente Reiniciar:
"Nos últimos anos apenas se colocaram palmeiras nas novas urbanizações. Porque não se opta por outro tipo de árvores além destas? Não fazem sombra, não protejem do ruído nem do vento, são um mero capricho estético, muito ao gosto do novo-rico. Porquê esta obsessão? Sunset Boulevard? Não sei, não. Juro que não compreendo."
Há muito que me queixo do mesmo. Porquê palmeiras? Para armar ao tropical? Não teremos nós árvores autóctones mais interessantes? Palmeira é a marca de café das tascas de subúrbio.
Uma das mais ridículas utilizações de palmeiras que vi nos últimos tempos é a que a foto ilustra. Trata-se do formidável Lagoas Park, em Oeiras. Se o mau gosto pagasse imposto, o empreendedor desta coisa já tinha falido.
Para além de feias e descabeladas, estas palmeiras não têm base de sustentação e por isso tiveram que ser espiadas umas às outras ou corriam o risco de sucumbirem à força da intempérie. Para além de expatriadas, agora as pobres palmeiras são também prisioneiras, para não fugirem.
Libertem as palmeiras!
ZM













