Mostrar mensagens com a etiqueta viagem. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta viagem. Mostrar todas as mensagens

A tal surpresa....

>> domingo, maio 06, 2007

Comecei este post falando de uma surpresa que recebi na Sexta-feira, pelo correio. Aqui fica o registo fotográfico da dita:



Trata-se de 2 pequenos livrinhos que apresentam os prémios Secil dos anos 2000 e 2006, ambos do arquitecto Álvaro Siza Vieira, respectivamente a Faculdade de Ciências da Informação de Santiago de Compostela e o Complexo Desportivo Ribera-Serrallo, do qual já falei neste outro post.

O envio foi da responsabilidade do Pedro Cabral, dos Bonecos de Bolso, e aqui deixo o meu público e sincero agradecimento.

Aproveito para dar conta de uma outra prenda do mesmo autor, enviada há mais tempo, que pendurei com muita estima em lugar de destaque.

Este é o "boneco", depois de emoldurado:



Esta é a localização, em pendant com o Saura que temos por cima da cama:



Já agora, a talhe de foice, lembram-se deste passeio e particularmente desta foto?



Então reparem na semelhança:



Pois é, é mais um passeio dos Bonecos de Bolso, desta feita à povoação de Alegrete.

Uma delícia estes traços. Obrigado Pedro. Um triplo obrigado, pelos livrinhos, pelo desenho de Monserrate e pelos registos a traço dos locais que há tão pouco visitámos.

ZM

Read more...

Marvão - Parte 5

>> terça-feira, abril 24, 2007

Aqui ficam mais algumas fotos das curtas férias de Marvão. Agora que vejo as fotos, acho que não fiz mais nada senão fotografar. É que além da Coolpix, também fui dando ao dedo na F80, a outra Nikon, dos slides.



Este é o pórtico da cidade romana de Ammaia. Um local muito bonito, com um museu muito interessante.



Um aspecto das ruínas de Ammaia.



O tal museu e recepção.



A Casa do Meio, agora já com novo link.



O castelo de Alegrete. É uma povoação pitoresca, que vale bem uma visita, embora o castelo esteja no estado lastimável que se apresenta.



Uma vista da povoação a partir do castelo.



Outra vista a partir do castelo.



Descendo do Castelo.



Ainda Alegrete.



Esta é uma rua de Arronches. A pequena figura à esquerda é a Madalena, interessada numa oficina de reparação já não sei de quê.



Esta teve que vir a preto e branco. É apenas um trapo pendurado numa corda, numa rua de Arronches.



Uma coisa muito Alentejana, muito "interior", que os nossos filhos talvez já não venham a conhecer. O silenciador (?) é uma lata de tinta, ou algo assim.



Esta não a devia publicar, mas não resisto. Trata-se da recente Adega Mayor, onde serão produzidos os vinhos do Comendador Nabeiro. É um belíssimo projecto de Álvaro Siza. Fica aqui este curto levantar do véu. Brevemente, num site perto de si, haverá mais novidades. Já só me falta provar o vinho (há 4 marcas), mas não consegui ainda encontrar nenhum à venda.
A foto foi tirada entre Degoladas e Campo Maior, mas não digam a ninguém.



Campo Maior propriamente dito.



Esta também é em Campo Maior.



Coudelaria de Alter. Um lugar fascinante para quem gosta de cavalos. Há ainda a possibilidade de ver demonstrações de falcoaria.



O edifício da recepção (onde foi feita a foto anterior), sob a luz do final da tarde e um céu dramático. Só me faltou a D80. Mas será que a Nikon, depois da publicidade que já aqui fiz, não poderia (já não digo oferecer-me mas pelo menos) emprestar-me uma D80 para eu brincar um bocadinho?



Um catavento muito divertido, também na Coudelaria de Alter.



Gostei do reflexo do céu na água, mas a foto não resultou muito bem.



Mais uma vez, para gáudio dos mais próximos, aqui fica uma foto da família.



Finalmente, para acabar com chave de ouro a série de Marvão, aqui fica uma foto do mano Lourenço que me agrada particularmente.

Bom dia da Liberdade para todos. Se bem se lembram, faz amanhã um ano, estava a pisar o cume do Perdido. É provável que lá volte este ano, mas por outro caminho mais complicado e lá mais para o Verão. Eu depois conto...

ZM

Read more...

Marvão - Parte 4

>> domingo, abril 22, 2007



Durante a Semana Santa, a povoação de Castelo de Vide está cheia de actividade. As janelas são um permanente ponto de interesse.



Claro que neste período de festa não poderiam faltar os carroceis: "tengo una camisa negra, porque negra está mi alma..."



Uma daquelas balanças que sempre povoaram as nossas padarias (desde que me lembro) e que começam a ser peças de museu. Pois aqui fica uma, registada para a posteridade, numa simpática "padaria" de Castelo de Vide.



O santuário da Senhora da Penha, que só me foi possível fotografar por ainda não ter a tão desejada D80. É que a Coolpix estava no limite para se conseguir apoiar entre os varões do gradeamento que protege a zona onde se encontra esta imagem. Com uma reflex teria sido mais complicado.



Castelo de Vide visto do alto da Senhora da Penha, que lhe está fronteiro.



Junto ao santuário da Senhora da Penha.



Hesitei em publicar esta, mas sei que os leitores mais assíduos não me perdoariam que não lhes mostrasse a família.



Na descida da Senhora da Penha, ao final do dia.



No dia seguinte, em Marvão propriamente dito. Dois dias antes, sob uma chuva inclemente tínhamos lá estado, mas não conseguimos fazer mais do que almoçar na Casa do Povo, onde nos deliciámos com um estupendo Cabrito Assado de comer e chorar por mais.



Castelo de Vide visto das ameias do Castelo de Marvão. Este é, sem dúvida, um dos mais belos e bem conservados castelos de Portugal. Eu não votei, mas se votasse tê-lo-ia incluído no grupo das sete maravilhas nacionais.



As raparigas descendo a muralha. O Lourenço está às costas do fotógrafo, divertidíssimo com o passeio.

Foi há tão pouco tempo e já estou cheio de saudades desta região.

Read more...

Marvão - Parte 3

>> quarta-feira, abril 18, 2007

Hoje apresentam-se as fotos de uma visita a Portalegre, com o objectivo concreto de ver a intervenção do arquitecto Cândido Chuva Gomes no Castelo dessa cidade.
Aqui fica a minha visão da coisa, limitada pela pequena Coolpix 5400 com que a registei. Se quiserem ver fotos a sério do mesmo tema, visitem o site http://ultimasreportagens.com/, escolham a folha número 10 e lá dentro seleccionem Castelo de Portalegre. Só não vão lá encontrar o Lourenço.









Esta foto do Lourenço faz-me lembrar as fotos dos famosos almoços do Expresso, no Pabe, com entrevistados. Desta vez o entrevistado foi o Sr. Lourenço Marques, que comeu um bocadinho de cada coisa, mais um pote de fruta, colheita de 2007 e provavelmente terminou com um presente na fralda.











Vista do resto da cidade a partir do Castelo.





Desculpem a seca, mas acho esta intervenção muito interessante e fotogénica.

Esta ideia de uma gaiola de madeira entrançada na muralha é muito prática. Quanto a mim, falta nalguns locais uma ligação mais evidente entre uma coisa e outra. Há portas fechadas que deviam estar abertas e nem sempre se torna evidente o "fluxo" da visita. Parece-me que há aspectos a melhorar, mas vale bem a visita.

Quando se proporcionar, passem por lá e tirem o chapéu ao arquitecto Chuva Gomes.

ZM

Read more...

Marvão - Parte 2

>> terça-feira, abril 17, 2007

Aqui fica mais uma curta série de fotos de um dos nosso passeios em torno de Castelo de Vide.



Este menir fica a caminho de Póvoa e Meadas, que também é um lugar muito bonito, com uma belíssima barragem. A familória está aqui só para dar escala ao calhau. Impressionante, não?





A Madalena a dar charme.



Para a próxima apresentarei as fotos do Castelo de Portalegre e da intervenção de Cândido Chuva Gomes. Não percam.

Read more...

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP