A Marmita do Gigante - Costa Atlântica de Sintra

>> segunda-feira, outubro 20, 2014

Há muito tempo que pretendia ir conhecer esta curiosa formação geológica, não apenas pelo fenómeno em si (que, finalmente, não tem nada de muito impressionante), mas principalmente pelo passeio a uma das mais belas zonas da nossa costa Atlântica. Toda a zona entre o Abano e o Cabo da Roca é um santuário das mais belas paisagens que a costa Portuguesa tem para oferecer. É sempre duro percorrer aqueles caminhos, mas é sobretudo por isso que aquela área está mais preservada do que muitas outras. A vista que o corajoso caminhante poderá observar é absolutamente monumental. Desta vez fomos à hora certa. Foi muito, muito, muito bom. Enchi os olhos de luz e mar. Desci até à Marmita propriamente dita com os das pontas, o do meio ficou à luta com as plantas algures a meio do caminho. Foi uma aventura e pêras. É um local a revisitar.

DSC_0196
Todos menos eu, a páginas tantas.

DSC_0197
Os granitos rosa daquela zona da costa. Fabulosos.

DSC_0198
A "Marmita do Gigante". Uma formação rochosa muito curiosa, num cenário de rara beleza.

DSC_0199
No reino das gaivotas e dos pescadores.

DSC_0200
Novamente a "Marmita".

DSC_0201
Ponta do Rebolo a preto e prata.

DSC_0202
Os dois intrépidos montanheiros, que me acompanharam até ao objectivo.

DSC_0203
Nem tenho palavras. Uau!

DSC_0204

DSC_0206

DSC_0207
Ponta do Rebolo.

DSC_0208
Vale bem a pena descer aqueles carreiros só para ser brindado com esta vista.

DSC_0209
Vista para o lado do Guincho.

DSC_0210
Os líquenes.

DSC_0212
Mãe e filha.

DSC_0214

DSC_0215
Quem sai aos seus não é de Genebra...

DSC_0216
Idem...

DSC_0217
Mais uma...

DSC_0220
Vitória, vitória, acabou-se a história.

Read more...

Música. Sem mais comentários.

>> quarta-feira, outubro 15, 2014

Read more...

Duas soltas. Costa de Sintra.

>> sexta-feira, outubro 10, 2014

Sopro Divino

Almoçageme - Sintra

Duas Pernas

Praia Grande - Sintra

Read more...

Movimento Educação Livre

>> domingo, outubro 05, 2014

Ontem participámos, como convidados, no encontro do MEL (habitualmente, as pessoas dizem "da MEL", mas não sei porquê), o Movimento Educação Livre. O MEL pretende associar as pessoas que, como nós, não se revêem no actual sistema educativo e foi muito, muito motivante e tranquilizador conhecer tanta, tanta gente que está no mesmo barco que nós. Nem todos têm filhos em ensino doméstico e, dentro dos que têm, há abordagens muito diferentes, mas todos sentimos (ou sabemos) que a escola "tradicional" não está a dar resposta às inquietações do século XXI.
No final de um longo dia de trabalho (e diversão), assistimos ao filme que aqui vos deixo. Para quem esteja "a Leste" do que pode ser a educação do futuro, vale a pena abrir o coração e assistir a este tremendo testemunho de como um novo paradigma pode estar aí à espreita.



É sempre muito difícil convencer as pessoas de que o que fazemos há mais de 100 anos não é a melhor coisa nos dias de hoje, mas vale a pena tentar. Se há causas que me motivam, que me mobilizam, esta é seguramente uma delas. Adorava participar num destes fantásticos projectos que estão a emergir como cogumelos por todos os cantos do mundo. Está uma revolução em curso. E eu estou mesmo convencido de que o ensino será irreconhecível dentro de umas décadas. Quem me dera conseguir participar mais nesse movimento imparável!

Read more...

Sobre este blog

Somos Sintrenses por adopção, daí o frequente interesse por temas relacionados com Sintra. Actualmente, vivemos na ilha Terceira, nos Açores, mais propriamente na cidade de Angra do Heroísmo, o que transformou este blog, de alguma forma, num canal privilegiado para ir dando a conhecer como é a vida no meio do Atlântico.

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP