Ponte Romana Catribana

>> quinta-feira, maio 30, 2013

Simão nos braços da tia, no alto da ponte romana da Catribana, junto à Samarra.
Um local fantástico, que merece ser descoberto.

Read more...

Casa em Pinhel

Por causa de uma obra, passei uns dias alojado numa daquelas casas onde não mora ninguém há décadas, na "cidade" de Pinhel, no distrito da Guarda.
Existe nestas habitações uma série de camadas temporais sobrepostas que me fascinam. Observando atentamente, percebemos o correr do tempo, sentimos intensamente o rasto do passado, uma espécie de patine de onde é preciso resgatar detalhes. Adoro este tipo de exploração. Parece que até o cheiro trouxe comigo.

DSC_8191

DSC_8192

DSC_8193

DSC_8194

DSC_8195

DSC_8196

Read more...

Dois conjuntos

>> sábado, maio 11, 2013

Duas soltas a preto e branco.

DSC_8178
Foz do Rio das Maçãs, na Praia a que dá nome, a Praia das Maçãs.

DSC_8186
Nas hortas e pomares na zona Noroeste aqui da aldeia é habitual verem-se protecções de cana ou de madeira. A energia eólica, para este tipo de exploração, não é muito bem vinda. A patine destas madeiras mostra bem o que pode ser o desgaste dos elementos expostos à Nortada Atlântica.

Read more...

Mais uma palestra magnífica de Ken Robinson

Ao cuidado de um tal Crato que tem uma visão industrial da educação.



Mas porque será que esta lógica não medra no nosso sistema?

Read more...

Detalhe surpresa

>> terça-feira, maio 07, 2013

Mandei fazer posters de 3 das fotos do último post. Chegaram hoje pelo correio, provenientes do Foto.com, onde costumo fazer as minhas impressões, com excelentes resultados.
Quando olhei para esta foto:
DSC_8169,
reparei que, além de mim próprio, se vê no farol cromado o reflexo do dono da bicicleta, que se aproximava nas minhas costas.

Lembrei-me então que, enquanto fazia a foto anterior, ouvia atrás de mim um homem dizer ao outro qualquer coisa sobre eu estar a fotografar a sua bicicleta. Entretanto, o dono foi-se aproximando de mim e pouco depois estava a contar-me uma história sobre uma mulher que, havia tempo, lhe tinha feito inúmeras fotos da bicicleta. Parece que se trata de uma bicicleta famosa por aqueles lados.

É muito interessante a forma como a fotografia, dando-nos um pretexto para olharmos para o mundo com mais atenção, desperta também curiosidade nos outros. Um objecto para o qual apontamos a lente ganha de imediato um interesse particular para quem nos observa a nós, neste caso, o dono do objecto, orgulhoso da sua peça. Afinal, sem que desse conta, esta personagem acabou por se imprimir a si própria no meu registo e só hoje dei conta disso. Esta imagem ganhou com a impressão em grande formato um valor superior ao que tinha no ecrã.

A fotografia pode ser uma actividade tão rica...

Read more...

Sobre este blog

Somos Sintrenses por adopção, daí o frequente interesse por temas relacionados com Sintra. Actualmente, vivemos na ilha Terceira, nos Açores, mais propriamente na cidade de Angra do Heroísmo, o que transformou este blog, de alguma forma, num canal privilegiado para ir dando a conhecer como é a vida no meio do Atlântico.

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP