Batidos Verdes (Green Smoothies)

>> quinta-feira, maio 31, 2012

Imaginem um batido feito com couve, alface, espinafres, salsa, maçã, pera, banana, uns morangos, alguns frutos silvestres, um fio de azeite, uma pitada de sal e algumas amêndoas e sementes. Tudo bem processado numa liquidificadora potente e sai uma coisa semelhante ao que se apresenta nesta imagem, picada daqui.


Pode parecer uma coisa disparatada, mas garanto-vos que é não só uma delícia, como uma bomba de vitaminas, energia e saúde para as nossas velhas carcaças, cheias de venenos.

Ultimamente, este tem sido o pequeno-almoço oficial lá de casa e por agora estamos a adorar.

É um hábito que vale a pena experimentar. Para quem queira investigar um bocadinho como fazer as coisas e quais os benefícios, aqui ficam alguns links interessantes sobre o assunto:


Uma das frutas que colocamos em quase todos os Green Smoothies é a banana, que eu habitualmente não suporto. Pois neste caso, misturada com os outros frutos e, sobretudo, com os verdes, nem dou por ela.
Para quem tenha uma horta, sobretudo se for biológica, esta é também uma forma estupenda de ir aproveitando o que a horta dá.
Daqui a uns meses, se for caso disso, voltarei a dar aqui conta de eventuais benefícios de que venha a aperceber-me.
Experimentem!

Read more...

Flash Mob Copenhaga

>> terça-feira, maio 29, 2012

Ao contrário do que diz o meu amigo Miguel, a quem piquei este post, eu teria começado por chorar. Acredito que saísse com um sorriso de orelha a orelha, mas só de ver o filme fiquei a correr água, imagino se lá estivesse (já sei, senhor Passos, sou piegas, não tenho volta a dar). Acho este Flash Mob verdadeiramente emocionante. Pode ser que se lembrem de tal coisa num voo da TAP ou da SATA, aqui na zona :-)

Read more...

Apollonia Sail Yacht

>> segunda-feira, maio 28, 2012


Há dias, na marina de Angra, estava amarrado um Oyster 70, chamado Apollonia, segundo o site, um dos quatro que há no mundo.
Um veleiro desta dimensão é uma coisa impressionante de ver. Enche sempre o olho.

Read more...

Brincadeira...

>> domingo, maio 27, 2012

DSC_6211

DSC_6212

DSC_6213

DSC_6214

DSC_6215

DSC_6216

DSC_6217

DSC_6218

Read more...

Simão e a água

O Simão tem uma atracção pela água incontrolável. Sempre que há água por perto, aí está ele na galhofa, primeiro um dedo, depois uma mão, depois o braço e termina sempre com ele todo encharcado.

DSC_6201

DSC_6202

DSC_6203

DSC_6208

DSC_6209

Read more...

Madalena e a sua nova American Friend

A família Ross, de quem falei no post anterior, parece feita à nossa medida. Temos imensas coisas em comum, embora sejamos originais de continentes diferentes. A Madalena dá-se excelentemente com a filha número dois desta família (são 4 irmãos). Aqui ficam umas fotos que oatestam.

DSC_6198

DSC_6199

PS: reparem na pinta da horta, de onde saíram os verdes que nos encheram a barriga no workshop de smoothies.

Read more...

Green Smoothies - Great Friends

Once in a while you stumble upon someone who seems to shake your life, driving you into a new path.
I am surely on a changing phase, since I am experiencing incredible new sensations and knowing incredible people, increasing the feeling that a totally different future is waiting for me to dive into it.
Well, recently I would recall two very special facts that seem to be getting more important than I thought in the beginning: the visit to "Alto Alentejo", where I think I would live happily without much luxury; and knowing the Ross family (the reason why this post is written in English), who have so much to teach us about education and healthier life.
We participated today on a workshop about Green Smoothies, a very interesting way of eating more fruits and vegetables in a comfortable way. We have tasted several different choices and all of them were absolutely great. We now know that it is possible to eat healthier with great pleasure. Everyone should investigate about this issue and try some green smoothies.
We are planning to replace at least one of our daily meals for with one of these fantastic "batidos".
Here are some photos of the workshop. I'll publish some "lateral" photos on other posts.
DSC_6195

DSC_6183

DSC_6184

DSC_6186

DSC_6187

DSC_6188

DSC_6190

DSC_6193

DSC_6194

DSC_6197

DSC_6200

DSC_6205

DSC_6206

Uma delícia!

Read more...

O trabalho não tem que ser um sacrifício...

Mais uma reportagem sobre exemplos de pessoas que seguiram os seus sonhos. Na generalidade, estas pessoas estão agora mais felizes do que antes.
É preciso acreditar e deitar fora o lastro que nos impede de seguir o caminho da felicidade.

Read more...

Salavessa

>> sexta-feira, maio 25, 2012

Quando fui correr o Ultra Trail de São Mamede (do qual, eventualmente, ainda falarei noutro post), dormi na Salavessa, uma aldeia amorosa, encostada ao Tejo, no concelho de Nisa. Devo dizer que fiquei apaixonado. Se não fosse o facto de termos 3 filhos pequenos e querermos estar numa zona onde haja mais crianças, era para lá que rumávamos, agora que estamos de partida dos Açores (brevemente).
Aqui ficam algumas imagens das propriedades do meu sócio e amigo Carlos e da família:

DSC_6128

DSC_6129

DSC_6130

DSC_6131

DSC_6132
Todas as fotos acima são da "Tapada", uma propriedade do Sr. Dias, em plena Salavessa.

DSC_6133

DSC_6134
Estas duas anteriores são da horta do Sr. Francisco, um exemplo de uma horta biológica, estupendamente organizada.

DSC_6135
Aqui temos "O Sobreirão".

DSC_6136
Não me consigo lembrar do nome deste terreno, mas é encostado ao Tejo (que se vê ali ao fundo). A foto é tomada de dentro de uma casinhota de xisto que lá está, à espera de recuperação. É um local mágico, onde repentinamente senti que me estava a faltar esta comunhão com o silêncio e o cheiro das aromáticas silvestres. Este foi o local que me enamorou por completo.

DSC_6137
Uma vista para Sul, do mesmo terreno.

DSC_6138
O meu sócio e amigo Carlos, no fundo do seu terreno, junto ao rio Tejo. Não saberei explicar o que se sente neste local, mas é pura magia e uma atracção aditiva. Estou rendido ao prazer espiritual do silêncio.

DSC_6139
Esta imagem não resultou, porque lhe falta escala. Cada "laranja" destas terá uns 20cm de diâmetro. Não estou a exagerar. Dizem, contudo, que são intragáveis, mas são as maiores laranjas que vi na vida, eventualmente cruzadas com melancias. Um fenómeno do Entroncamento, desta vez na aldeia da Salavessa.


Read more...

Exames do quarto ano

>> quinta-feira, maio 24, 2012

Elsa Barbosa, Presidente da Associação de Professores de Matemática, no Expresso do dia 19 de Maio de 2012:
"Vejo com gravidade a introdução de exames no 4º ano, que não existem em mais nenhum país da Europa. É preciso lembrar que os quatro primeiros anos de escolaridade são generalistas e que se ensina mais do que Português e Matemática. Decidir que os exames só vão incidir sobre estas áreas é assustador, pois pode reduzir o trabalho do professor do 1º ciclo a duas disciplinas. Que são muito importantes, mas não as únicas."

É caso para dizer: o exame do quarto ano, em Portugal, é uma Cratinisse.

Read more...

Dedicado aos tarados da traça

>> domingo, maio 20, 2012


Eis um post, n'A Barriga que dá força ao que eu sempre disse sobre a rigidez da defesa da "traça". Dedico-o àqueles Angrenses que são tão ciosos da sua "traça".
Aplaudo de pé.

Read more...

Ganhei-o!

Foi muito duro, levei 16:38h a completar o percurso de 100km, mas ganhei o troféu. Ainda farei um balanço da coisa. Apetece-me muito escrever sobre o assunto, mas fica para outro post. Apesar de tudo, tenho que reconhecer que me sabe muito bem a sensação da conquista.

Read more...

Apetece-me ganhá-lo

>> quinta-feira, maio 17, 2012

Read more...

Porto de Pipas

>> quarta-feira, maio 16, 2012

Uma curta passagem pelo Porto de Pipas - Angra do Heroísmo -, hoje ao final da tarde, para desanuviar a cabeça, resultou nesta imagem, que me consolou (como se diz por cá).

DSC_6124-2

PS: update com uma versão algo menos radical, em termos de contraste.

Read more...

As obras e o artista





Read more...

Andamos a escorregar para esta solução...

>> segunda-feira, maio 14, 2012



É uma ideia que entrou lentamente, mas de forma avassaladora. Estamos mais perto deste passo do que parece à primeira vista. Na verdade estamos ansiosos.
Ver mais aqui.

Read more...

Se eu fosse o gajo lá de cima também o requisitava

>> sexta-feira, maio 11, 2012

Read more...

Notícia triste...



Uma notícia triste, que soube pelo blog do António Araújo.
Que coisa desconcertante. Lá vai outro que cá fazia falta.

Read more...

Anthony Bourdain em Lisboa

>> quarta-feira, maio 09, 2012


Invejo, para começar, aquela orgia de marisco, regada a Sagres de pressão, com um prego cheio de mostarda por sobremesa.
Tenho saudades de Lisboa :-)

Babem-se...

Read more...

Os Donos de Portugal

>> terça-feira, maio 08, 2012



Uma reportagem muito interessante que mostra como as grandes fortunas, em Portugal, têm seguido uma lógica dinástica, desde há décadas. Arrepiante a promiscuidade com o franquismo e o nazismo, assim como a ligação (mais recentemente) aos membros do poder, sobretudo no arco governativo (como se costuma dizer).

Do lado materno (Oom Moniz Galvão), herdei sangue com mistura de alguns dos nomes que fazem parte do elenco deste filme. Curiosamente acabei pelintra e revolucionário. Alguma coisa comigo não deu certo :-)


Read more...

Famintos

>> sexta-feira, maio 04, 2012

Estou a ler o gigantesco "A Queda dos Gigantes", de Ken Follett, o primeiro de uma trilogia que estou ansioso por continuar (embora o próximo volume só esteja agendado para o final deste ano). Hoje, numa das minhas deslocações para o escritório de livro em riste, tropecei neste parágrafo, que achei particularmente adequado aos recentes acontecimentos:

Depois do banquete, os soldados foram convidados para se dirigirem às traseiras e consumirem os restos que a criadagem da casa não quisera: nacos de carne e peixe, vegetais frios, pães já trincados, maçãs e pêras. A comida foi depositada numa mesa de cavalete e misturada de qualquer maneira, fatias de presunto besuntadas de paté de peixe, fruta no molho da carne, pão salpicado com cinza de charuto. Não obstante, visto que tinham comido ainda pior nas trincheiras e o seu pequeno almoço à base de papas de aveia e bacalhau salgado já lá ia havia muito, serviram-se como famintos.

Isto passava-se no Outono de 1916, mais de dois anos decorridos do início da Primeira Grande Guerra. A minha mãe nasceria escassos 9 anos depois destes acontecimentos. Nada disto está assim tão longe. Às vezes parece que nos esquecemos de como chegámos aqui.

Read more...

Reinventando o fogo

>> quinta-feira, maio 03, 2012


Uma apresentação que vale a pena seguir com atenção até ao final, onde se defende, mais uma vez, que a solução energética não passa pelo nuclear e seguramente também não incluirá os combustíveis fósseis por muito mais tempo.
Portugal é referido, a páginas tantas, como um bom exemplo de utilização de electricidade de origem renovável.
Eu continuo a acreditar que este será o caminho. Eficiência e geração renovável, a par com outras soluções de armazenamento que irão entretanto aparecer, tornarão possível viver de forma muito semelhante à que vivemos hoje, sem termos que recorrer a uma gota de petróleo ou derivados.
Só nos falta acreditar nesse futuro...

Mais informação em aqui.

Read more...

XXII Meia Maratona dos Bravos - Terceira

>> quarta-feira, maio 02, 2012

Ontem corri a XXII Meia Maratona dos Bravos, uma prova que já tinha também feito no ano passado, mas que este ano me correu melhor. Esta imagem foi gentilmente cedida pelo Miguel, que andava pela zona da partida e aproveitou para registar este instantâneo. Terminei a corrida em 9º da geral e em 2º lugar do meu escalão. Levei 1:28:17h a percorrer todo o percurso, mas não posso homologar este que seria o meu record pessoal à meia maratona porque o percurso tem 3/4 de descida.

Read more...

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP