Fotografia Gourmet

>> segunda-feira, novembro 29, 2010

Via Elogio da Sombra, um show de fotos de fazer cair o queixo.

Streetpoems / Fotografías de Daniel Laurinc from TERRA de NINGÚ on Vimeo.



Aproveitem e sigam o link do blog, onde poderão visualizar o último projecto: Inverno Azul. Fotografia analógica em grande estilo. Gourmet.

Read more...

Electricidade com ou sem extras?

>> quinta-feira, novembro 25, 2010



Esta é uma petição que cada um assinará se assim o entender, mas que não contará com a minha assinatura, pelas seguintes razões:

  1. O texto é demagógico e não explica em profundidade o que está em causa;
  2. Limita-se a cavalgar o descontentamento geral e o facto de o preço final da electricidade poder subir;
  3. Pretende escamotear as razões que levam a que o preço da electricidade suba.
  4. Refere por exemplo (ouvi na rádio) as "reservas de potência" como se esse fosse um custo que possamos de alguma forma dispensar

Trata-se de um texto e de um protesto que vêm na sequência do célebre manifesto anti-renováveis, que recupera parte da argumentação de Mira Amaral e dos seus fiéis e que me dá a volta ao estômago.
Pergunto-me muitas vezes o que é que as pessoas pretendem. Querem electricidade barata? Vamos investir em nuclear. Podem começar a tirar à sorte em que "back yard" vai ficar a central (ou as centrais) e prepararem-se para suportar o valor do investimento.
Querem manter tudo como está? Então preparem-se para a factura, porque os preços dos combustíveis fósseis, incluindo o gás natural (que tem um papel importante no mix energético nacional), vão subir de forma imprevisível nos próximos anos.
Se queremos preparar-nos para o futuro e contribuir para a diminuição dos efeitos de estufa que decorrem da indústria da energia não temos volta a dar, temos que caminhar a passos largos para a utilização de energias renováveis.
Isso tem um preço, mas a energia tem um preço e vai subir quer queiramos quer não.
Do meu ponto de vista, a opção deste governo em apostar em força nas renováveis é acertada. O futuro mostrará quem tinha razão.
ZM

Read more...

A Hora do Conto - CCAH

>> sábado, novembro 20, 2010

Iniciei há dias um projecto fotográfico que me está a divertir muito. É (será) um conjunto de fotografias de baixa fidelidade, propositadamente (mal) tratadas por uma aplicação do Android, o sistema operativo do meu recente mini computador, vulgo telemóvel.
É uma forma completamente diferente de fotografar e partilhar as imagens, onde a simplicidade é o mote principal. É tudo feito no telemóvel, sem as fotos passarem sequer no PC. O aspecto Polaroid e o Preto e Branco servem para que nunca tenha que me preocupar com a qualidade das imagens, ficando assim muito mais solto.
O objectivo é trabalhar temas novos e sobretudo a composição fotográfica.
Esta foto é uma das da série e neste caso trata do verdadeiro tema deste post: "A Hora do Conto", no Centro Cultura de Angra do Heroísmo.



É um evento que acontece todos os Sábados, às 16:00h, e que é uma viagem fantástica ao universo infantil, quase sempre conduzida por experientes pilotos da nossa imaginação.
Têm por lá passado animadores de imensa qualidade, que me têm encantado com as suas performances, de uma forma tão intensa que por vezes me pergunto se lá vamos porque achamos que os miúdos gostam ou se vamos porque já não vivemos nós (os crescidos) sem aquele momento.
Aquela hora tornou-se sagrada no nosso fim-de-semana. Assim que nos sentamos naquela salinha caem do tecto uns pós mágicos que nos transportam para um universo encantado onde sabe muito bem estar.
No final trazemos sempre alguns livros que vamos lendo às crianças ao longo da semana. Tudo à borla.
Recomendamos vivamente.

Read more...

Eu também acredito na Escola Moderna

>> quinta-feira, novembro 18, 2010



A propósito dos recentes posts do meu amigo Vasco, aproveito para partilhar esta reportagem sobre o Movimento da Escola Moderna.

Os meus dois filhos mais novos começaram por andar num colégio que seguia esse modelo e estávamos bastante satisfeitos com os resultados, tanto do ponto de vista do ensino curricular como - talvez sobretudo - com os restantes aspectos da educação no seu todo.
Depois conhecemos um outro modelo mais tradicional (para não dizer aberrante) e ambos andaram para trás a passos largos.
Agora, o Lourenço está numa fantástica sala pré escolar, na escola Tomás de Borba, em Angra do Heroísmo, e a evolução está a ser surpreendente. No MEM não se aprende só a desenhar, ler, escrever e contar de uma forma mais rápida e motivante, aprende-se a viver em comunidade, de forma democrática e educada, com vontade e alegria. Estou convencido que quanto mais se espalhar este modelo educativo melhores serão as pessoas que saem das nossas escolas. Por consequência, melhor será o país.
Receio que entre os detractores deste sistema estejam pessoas que não sabem do que se trata e também pessoas que têm medo da verdadeira democratização do ensino escolar. Uma das coisas que o MEM promove é a igualdade, e isso assusta muito boa gente.

As outras partes desta reportagem: aqui e aqui.

Read more...

Bosques de Mi Mente

>> sexta-feira, novembro 12, 2010


Um compositor espanhol, que oferece a sua música online.
Já cá tenho tudo e adoro deixar-me levar por este doce piano enquanto trabalho.
É a minha ditadura dos headphones, embora o meu escritório não tenha cá mais ninguém.
O "Inocencia", que é fantástico, aqui e ali tocado pela lógica do Pascal Comelade, vende-se de facto. Merece bem os 5€ que custa (com portes).
Bom fim-de-semana.

Read more...

Sabedoria de mercearia de bairro

>> quarta-feira, novembro 10, 2010

Não te rias de quem chora
É coisa que se condena
Pode a roda girar
E tu sofreres igual pena.

Assim, tal e qual, dito pelo cliente de uma mercearia de bairro, provavelmente a propósito do recente resultado do Benfica.

Read more...

A mágica luz Açoriana

>> segunda-feira, novembro 08, 2010

DSC_3199
Vale da Achada visto da Serra do Cume.

DSC_3210

DSC_3209
Dois grandes AMIGOS, de visita.

Read more...

Madalena e Lourenço nos Biscoitos

DSC_3195

DSC_3193

Read more...

Porto das Cinco

DSC_3184
Tivemos a visita de dois grandes AMIGOS. Aqui vemos o tio Manel (ao qual o Lourenço chama sempre avô - ele tem muitos avôs), a passear com o Lourenço no Porto das Cinco.

DSC_3186
Mais uma vez, o tio Manel e o seu "neto".

DSC_3189
Este é um recado que eu não posso deixar passar. Esta é a forma como alguns Açorianos insistem em tratar o que os Açores têm de mais valioso: a natureza e a paisagem. Vê-se demasiado disto, por toda a ilha. É pena.

DSC_3190
Tomara que esta proibição fosse para cumprir. Isto, evidentemente é do tempo dos escudos e seria o equivalente a 50€ hoje, mas para mim, no estado em que está esta ilha (não sei ainda como estão as outras), a multa devia ser mesmo 1000000 de euros.

Read more...

Mais umas soltas

>> domingo, novembro 07, 2010

DSC_3151
No regresso de Ponta Delgada, num voo que descola às 7:00h da manhã, cheguei à Terceira suficientemente cedo para apanhar o pôr da Lua. Parei na Via Rápida e click.

DSC_3155
De visita ao nosso amigo Miguel e família, na Praia da Vitória.

DSC_3156
O Lourenço armado em Armstrong, também na Praia.

DSC_3158
Aqui andávamos à procura de tesouros, mas desta vez não encontrámos mais do que lixo.

DSC_3160
O Pico (a ilha do Pico), visto do caminho que sobe para Santa Bárbara.

DSC_3163v
Um dos cabos que seguram as antenas no alto de Santa Bárbara (o ponto mais alto da Terceira).

DSC_3170
Quem me conhece bem sabe que, embora não ligue muito a carros, sou um total e completo apaixonado pela Mercedes. Quando os meus filhos dizem que queriam alguma coisa que eu acho que é demasiado cara, digo frequentemente que eu também queria um Mercedes. Quando for rico e inventarem finalmente os bio combustíveis sustentáveis, vou comprar um.

DSC_3175
Lembram-se deste post? Pois o José Fanha veio à Feira do Livro da Praia da Vitória, na semana passada. Fui cumprimentá-lo e dizer-lhe que tinha sido meu professor, há mais de 30 anos, na Amadora. Foi uma intervenção muito interessante.

DSC_3178
Para acabar, uma fotografia que gostei muito de fazer, também na Praia da Vitória. A figura é a Madalena.

Read more...

Updates das crianças


O Lourenço na festa de aniversário de um amigo.


O Simão a dormir no "marsupial".


Uma "instalação" do Lourenço, no frigorífico.


As primeiras papas do Simão.

Read more...

The wind begins in a cave...

>> sexta-feira, novembro 05, 2010



The wind begins in a cave
Far to the North, a young god sleeps in that cave
He dreams of a girl
And he sighs
And the night wind stirs with his breath.

Bonito.
Via 6'8''

Read more...

Futuro Hospital de Angra do Heroísmo

>> quarta-feira, novembro 03, 2010


Find more videos like this on Açoreanos


Tomara que isto não seja ficção científica.
Via Juliana Couto.

Read more...

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP