The Village

>> quinta-feira, Julho 29, 2010



Andava há tempos com esta ideia na cabeça: ver o The Village, por recomendação do Fluir de Espumas.
Foi hoje.
O filme é fabuloso. Trata-se de uma alegoria impressionante sobre a forma como somos empurrados (e empurramos) a seguir aquilo que os outros consideram certo. É um desafio à nossa coragem de desafiar os medos e as normas.
Corram ao clube de vídeo e deliciem-se com esta fantástica história.
ZM

PS: de alguma forma, vem na sequência do post anterior. Atrevam-se.

Read more...

Esta serve-me como uma luva


No sítio do costume.

Read more...

Fotos cá da terra

>> domingo, Julho 25, 2010

Ultimamente tenho tido menos tempo, mas ando sempre de máquina às costas e lá vou registando uma ou outra imagem. Esta terra é um cenário inesgotável para boas fotos. Não que estas o sejam, necessariamente.
Aqui ficam, em todo o caso.

DSC_2722
Largo do Santo Cristo, mesmo ao pé de onde trabalho.

DSC_2724
Prainha, numa manhã pouco solarenga. Uma beleza, uma inspiração.

DSC_2725
Tourada, na freguesia de S. Pedro, que é a nossa. Ao contrário do que aconteceu na "espera de gado", neste caso a garantia de que o touro não vai a correr pela cidade fora é responsabilidade dos homens de branco, que seguram a corda. Há uns riscos no chão e a poucos metros dos riscos há carrinhas a vender minis. Eles confiam plenamente que os homens do chapéu preto não deixam o touro passar o risco. Isto é de loucos.

DSC_2726

DSC_2728

DSC_2731
Cá estão os homens que seguram o touro. Eu estou em cima de um muro, suficientemente alto para garantir que o bicho não chega lá. Não se esqueçam que pratico escalada.

DSC_2732
Desta vez fui um bocado mais destemido. A lente é uma 18-70 e esta imagem teve apenas um ligeiro crop. Já vêem a distância a que estive do bicho. De repente, ele começou a correr para cá e eu dei uso às minhas pernas treinadas em longas corridas por aqui. Alguém me disse, entretanto: "já foi embora", mas eu só parei alguns metros depois do risco, do tal risco que supostamente não será ultrapassado pelo bicho.

DSC_2734
Hoje, de manhã, fui escalar à Chanoca. Aproveitei para ir fotografar um dos locais mais inspiradores aqui da zona: o porto de pesca de S. Mateus.

DSC_2735
Há quem me considere isto mesmo.

DSC_2736
Esta fez-me lembrar o professor Marcelo.

Read more...

Duas paixões antigas

>> sábado, Julho 24, 2010



"(...) pelo que vou aprendendo os mortos ainda são piores que os velhos, se lhes dá para falar perdem o tento na língua, Tem razão, se calhar é o desespero de não terem dito o que queriam enquanto foi tempo de lhes aproveitar, Fico prevenido, Não adianta estar prevenido, por mais que você fale, por mais que todos falemos, ficará sempre uma palavrinha por dizer, Nem lhe pergunto que palavra é essa, Faz muito bem, enquanto calamos as perguntas mantemos a ilusão de que poderemos vir a saber as respostas."
Mais um excerto d'"O Ano da Morte de Ricardo Reis" - José Saramago

Duas paixões de longa data: Philip Glass e Saramago. Ando nestes dias a "consumi-los" sem moderação.

Read more...

Things We Forget

>> quinta-feira, Julho 22, 2010

Um blog delicioso, que vale a pena seguir em RSS: Things We Forget







O autor coloca mesmo estes Post-it algures. Como diriam por cá: consola.

Read more...

Let's make a good world (not better, good)

>> quarta-feira, Julho 21, 2010

As sociedades mais pobres e atrasadas são as que menosprezam as mulheres.



Via Speakers Corner

Read more...

Muro de treino, update noticioso

>> terça-feira, Julho 20, 2010

Notícia publicada no jornal A União, com foto minha.

Read more...

Competição de Boulder em Angra

>> sábado, Julho 17, 2010

Quem segue esta janelinha sobre o Atlântico sabe que durante o Inverno se construiu um muro de treino de escalada, no quartel do Monte Brasil, em Angra do Heroísmo.
O que ainda não saberão e eu revelo agora é que esse muro foi entretanto pintado de cores garridas para alegrar quem lá treina.
DSC_2673

Está muito do meu suor na construção desta estrutura, na sua pintura e agora também no evento de inauguração, que foi uma competição de bloco, com os problemas abertos por mim e pelo Paulo Vaz.

DSC_2688
Aqui vemos o Baresi, num dos mais complicados.

DSC_2694
O Ismael

DSC_2697
Novamente o Baresi

DSC_2700
O Ricardo Borba, que suponho que tenha sido o vencedor da competição. Reparem na forma "activa" como os outros concorrentes olham para ele. Quem escala sabe do que falo. Parece que toda a gente está a fazer força.

DSC_2701
Ainda o mesmo problema.

DSC_2703
A Montse

DSC_2705
A Catarina ou a Marisa (são gémeas e eu não faço ideia qual é qual).

DSC_2711
O Ismael

DSC_2713
Outra vez o Ismael.

DSC_2714
O Luís, uma verdadeira promessa.

DSC_2715
A outra gémea.

As fotos todas aqui.

Read more...

Últimas do Simão

DSC_2669

DSC_2671

Read more...

O Porsche dos mares

>> sexta-feira, Julho 16, 2010



Para gente que não sabe o que fazer ao dinheiro, que queira ganhar regatas e, uma vez por outra, atravessar um oceano, o Marten 49 é a embarcação indicada.
Quase totalmente feito em fibra de carbono, é o mais leve dos barcos deste tamanho (49 pés, cerca de 15 metros), embora pese toneladas no orçamento de quem pretenda ser seu proprietário (provavelmente mais de 1.500.000€).

Espreitem o vídeo aqui.

É só para sabermos que existe.

Read more...

O Ano da Morte de Ricardo Reis

>> quinta-feira, Julho 15, 2010

"(...)um homem não pode andar por aí à toa, nem só os cegos precisam de bengala que vá tenteando um palmo adiante ou de cão que fareje os perigos, um homem mesmo com os seus dois olhos intactos precisa duma luz que o preceda, aquilo em que acredita ou a que aspira, as próprias dúvidas servem, à falta de melhor."
José Saramago - O Ano da Morte de Ricardo Reis

PS: dá para perceber que ando a reler Saramago. Que prazer!

Read more...

Anne Margaretha

>> quarta-feira, Julho 14, 2010


Foto retirada do site (htttp://www.annemargaretha.nl)

O Anne Margaretha está no Porto das Pipas, em Angra do Heroísmo.

É uma embarcação impressionante, feita pelos actuais donos, com 22 metros de comprido, 49 toneladas e a elegância de uma grande senhora. Aceitam passageiros nas suas inúmeras viagens, embora os preços não sejam particularmente convidativos.
Estão de partida para a Horta e depois para La Coruña, com passagem por S. Miguel. Alguém quer embarcar? Ainda têm lugares disponíveis.

Read more...

Uma tenta

>> sábado, Julho 10, 2010

And now, for something completely different.
DSC_2665

DSC_2666

DSC_2667

DSC_2668

Apanhámos por acaso uma tenta de gado na praça de touros da qual já tinha aqui publicado umas fotos. Neste evento, há um toureiro (neste caso, espanhol) que toureia umas vacas novinhas, entretanto, não sei bem porquê, há um sujeito que vai fazendo o relato da coisa e dando algumas instruções. Suponho que a vaca tenha sido espicaçada antes de eu chegar, mas felizmente essa parte eu não vi (a sorte de varas). Como mantenho com a tourada um sentimento ambíguo, ora me fascinando alguns aspectos, ora me repugnando horrorosamente todos os outros, neste caso fiquei para fotografar. Dentro do género, gostei das fotos.

Read more...

Mar azul

DSC_2662

DSC_2664

No Sábado passado fomos dar uma volta por "essa ilha" (expressão idiomática regional) para espreitar as hortenses. Não me apeteceu fotografá-las, mas quando chegámos à vigia da baleia do Raminho, voltei a ficar siderado com a beleza daquela paisagem.
Subitamente, começámos a ver um estranho movimento na espuma do mar. Tratava-se de um numeroso conjunto de golfinhos (cardume, bando, manada?) aos saltos pelo oceano fora. Foi surpreendente e muito, muito bonito. Eram muitos, dezenas, e nadavam em conjunto, saltando com graça à superfície.
Ficámos novamente a pensar em como achamos estranho que haja quem sinta claustrofobia por estar numa ilha. A nós, todo aquele azul, ainda por cima animado de mamíferos marinhos aos saltos à nossa vista, enche-nos o peito e os olhos de ar e liberdade. Claustrofobia é o IC19.

Read more...

A Room With a View

DSC_2659

DSC_2661

Esta é a vista da janela do novo escritório. Se acrescentar que vou para lá a pé e demoro pouco mais de dez minutos, parece bom demais para ser verdade.
Francamente, ainda não tenho saudades de Lisboa.

Read more...

Alto das Covas

DSC_2658
O Alto das Covas é uma das praças altas da cidade de Angra do Heroísmo. Para um lado, desce-se pela rua da Sé para o centro da cidade, para o outro sai-se da cidade, em direcção à Silveira ou a S. Mateus.
Nesta ocasião, o que me despertou a atenção foi aquela roupa branca ali estendida, captando o sol do fim do dia, recortada no céu intenso.
Há dias em que esta luz nos enche de alegria. Há outros em que as nuvens cobrem tudo com o seu plumbeo manto de melancolia. A vida nos Açores é mais intensa do que poderia parecer.

Read more...

Wauquiez Centurion 40S - parte II

>> sexta-feira, Julho 09, 2010



A propósito de Wauquiez Centurion 40S, vejam estas fotos, se faz favor.
É sempre bom sabermos o que queremos, mesmo que nem daqui a 3 vidas consigamos lá chegar.
Há obras que marcam o fim da linha. Daqui para a frente não há mais nada. Não vale a pena tentarem desenhar um veleiro de 40 pés que acrescente o que quer que seja a esta embarcação. Façam outra coisa, mas quanto a 40 pés, estamos conversados. É isto.

Read more...

A Caverna

"O erro, meu pai, também pode ser consequência de ter pensado bem, além disso, que eu saiba, não está escrito em nenhuma parte que precipitar-se tem forçosamente de levar a maus resultados, Espero que nunca te enganes, Não sou tão ambiciosa, só queria não me enganar esta vez(...)"

"Acreditas na divina providência que vela pelos desvalidos, Não, o que creio é que há ocasiões na vida em que devemos deixar-nos levar pela corrente do que acontece, como se as forças para lhe resistir nos faltassem, mas de súbito percebemos que o rio se pôs a nosso favor, ninguém mais deu por isso, só nós, quem olha julgará que estamos a ponto de naufragar, e nunca a nossa navegação foi tão firme(...)"

José Saramago, A Caverna.

Read more...

Wauquiez Centurion 40S

>> sábado, Julho 03, 2010

DSC_2654
Detalhe da proa de um Wauquiez Centurion 40S, que vi chegar um dia desses e que me deixou embasbacado. Agora está no terrapleno, em manutenção. É uma das mais belas embarcações que têm passado por cá ultimamente.

DSC_2655
Aqui uma imagem mais completa do bicho.

Read more...

Simão - 5 semanas

DSC_2650

DSC_2652
Curtido, não está?

Read more...

Mais umas de Angra

Ainda durante as já faladas Sanjoaninas, fotografei a execução das filhoses daqui. Posso garantir que são uma verdadeira delícia.

DSC_2640

DSC_2641

DSC_2642
O local onde as faziam era no mínimo curioso.

DSC_2643
Esta é uma instalação do fotógrafo Hugo Machado, num edifício em ruínas, no Pátio da Alfândega. Este fotógrafo tem igualmente patente, até ao dia 30 deste mês, uma exposição de fotografias de paisagem no Instituto Açoriano da Cultura. Qualquer das coisas merece uma visita.

DSC_2644
Enquanto esperávamos por uma pessoa na Secretaria Regional da Educação, aproveitei para registar este quadro.

Read more...

Sobre este blog

Somos Sintrenses por adopção, daí o frequente interesse por temas relacionados com Sintra. Actualmente, vivemos na ilha Terceira, nos Açores, mais propriamente na cidade de Angra do Heroísmo, o que transformou este blog, de alguma forma, num canal privilegiado para ir dando a conhecer como é a vida no meio do Atlântico.

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP