Notas várias

>> segunda-feira, Abril 30, 2007

Este fim-de-semana teve várias surpresas e acontecimentos fora do comum:

Ao final do dia de Sexta, quando abri a caixa do correio, tinha lá uma agradável surpresa, de que darei conta num próximo post.

Entretanto recebi uma fantástica prenda do meu irmão, que foi o último livro do João Garcia: "Mais Além - depois do Evereste". Conhecendo o Garcia há mais de 20 anos, este é um livro particularmente interessante. Tinha acabado de ler o do Tiago Rebelo (O tempo dos amores perfeitos) e, como gostei muito, andava a pensar no que leria depois de uma obra tão envolvente. Eis que me cai no prato da sopa este relato do João Garcia, que me agarrou desde as primeiras páginas. Aqui fica pois a dupla recomendação.

And now for something completely different:

Uma ida ao parque infantil com os garotos resultou nesta foto, que me lembra uma fotografia fantástica do Benjamim, em que apenas se via a sombra e não a criança.

No Sábado, para não deixar adormecer as pernas, fui ao Castelo dos Mouros, aqui em Sintra, para mostrar à Madalena os alojamentos das princesas (a verdade é que nunca lá terá habitado tal coisa, mas isso por enquanto não lhe interessa grande coisa).

Ali à esquerda, é ela a correr pela muralha.


O Paço da Vila visto através de uma janela.


A Vila entre a vegetação do alto da serra.


O meu bairro, ao longe.

Já no Domingo, participei na Corrida do Metro, em Lisboa. Foram 15Km, percorridos (no meu caso) em precisamente 01:11:16h (ou 01:10:51h - tempo electrónico). Poderão encontrar os resultados aqui. Corri com o dorsal número 56, em lugar de um José Crespo, que julgo não conhecer, por só me ter decidido à última da hora. Espero não o ter envergonhado.
Um detalhe que não deixa de ser curioso: os poucos comentários desagradáveis ou de mau gosto que ouvi durante a prova foram emitidos por Portugueses. Os labregos, além de não praticarem desporto (ou talvez por isso mesmo), ainda desdenham de quem o faz. O reverso da medalha foi o apoio sincero e divertido, com aplausos e palavras de ânimo, proveniente na sua maioria de turistas estrangeiros. Até pode ser que tenha sido coincidência e evidentemente não poderei retirar desta experiência isolada qualquer ilação estatística, mas o facto é que foi isto que aconteceu.

ZM

Read more...

Marvão - Parte 5

>> terça-feira, Abril 24, 2007

Aqui ficam mais algumas fotos das curtas férias de Marvão. Agora que vejo as fotos, acho que não fiz mais nada senão fotografar. É que além da Coolpix, também fui dando ao dedo na F80, a outra Nikon, dos slides.



Este é o pórtico da cidade romana de Ammaia. Um local muito bonito, com um museu muito interessante.



Um aspecto das ruínas de Ammaia.



O tal museu e recepção.



A Casa do Meio, agora já com novo link.



O castelo de Alegrete. É uma povoação pitoresca, que vale bem uma visita, embora o castelo esteja no estado lastimável que se apresenta.



Uma vista da povoação a partir do castelo.



Outra vista a partir do castelo.



Descendo do Castelo.



Ainda Alegrete.



Esta é uma rua de Arronches. A pequena figura à esquerda é a Madalena, interessada numa oficina de reparação já não sei de quê.



Esta teve que vir a preto e branco. É apenas um trapo pendurado numa corda, numa rua de Arronches.



Uma coisa muito Alentejana, muito "interior", que os nossos filhos talvez já não venham a conhecer. O silenciador (?) é uma lata de tinta, ou algo assim.



Esta não a devia publicar, mas não resisto. Trata-se da recente Adega Mayor, onde serão produzidos os vinhos do Comendador Nabeiro. É um belíssimo projecto de Álvaro Siza. Fica aqui este curto levantar do véu. Brevemente, num site perto de si, haverá mais novidades. Já só me falta provar o vinho (há 4 marcas), mas não consegui ainda encontrar nenhum à venda.
A foto foi tirada entre Degoladas e Campo Maior, mas não digam a ninguém.



Campo Maior propriamente dito.



Esta também é em Campo Maior.



Coudelaria de Alter. Um lugar fascinante para quem gosta de cavalos. Há ainda a possibilidade de ver demonstrações de falcoaria.



O edifício da recepção (onde foi feita a foto anterior), sob a luz do final da tarde e um céu dramático. Só me faltou a D80. Mas será que a Nikon, depois da publicidade que já aqui fiz, não poderia (já não digo oferecer-me mas pelo menos) emprestar-me uma D80 para eu brincar um bocadinho?



Um catavento muito divertido, também na Coudelaria de Alter.



Gostei do reflexo do céu na água, mas a foto não resultou muito bem.



Mais uma vez, para gáudio dos mais próximos, aqui fica uma foto da família.



Finalmente, para acabar com chave de ouro a série de Marvão, aqui fica uma foto do mano Lourenço que me agrada particularmente.

Bom dia da Liberdade para todos. Se bem se lembram, faz amanhã um ano, estava a pisar o cume do Perdido. É provável que lá volte este ano, mas por outro caminho mais complicado e lá mais para o Verão. Eu depois conto...

ZM

Read more...

Marvão - Parte 4

>> domingo, Abril 22, 2007



Durante a Semana Santa, a povoação de Castelo de Vide está cheia de actividade. As janelas são um permanente ponto de interesse.



Claro que neste período de festa não poderiam faltar os carroceis: "tengo una camisa negra, porque negra está mi alma..."



Uma daquelas balanças que sempre povoaram as nossas padarias (desde que me lembro) e que começam a ser peças de museu. Pois aqui fica uma, registada para a posteridade, numa simpática "padaria" de Castelo de Vide.



O santuário da Senhora da Penha, que só me foi possível fotografar por ainda não ter a tão desejada D80. É que a Coolpix estava no limite para se conseguir apoiar entre os varões do gradeamento que protege a zona onde se encontra esta imagem. Com uma reflex teria sido mais complicado.



Castelo de Vide visto do alto da Senhora da Penha, que lhe está fronteiro.



Junto ao santuário da Senhora da Penha.



Hesitei em publicar esta, mas sei que os leitores mais assíduos não me perdoariam que não lhes mostrasse a família.



Na descida da Senhora da Penha, ao final do dia.



No dia seguinte, em Marvão propriamente dito. Dois dias antes, sob uma chuva inclemente tínhamos lá estado, mas não conseguimos fazer mais do que almoçar na Casa do Povo, onde nos deliciámos com um estupendo Cabrito Assado de comer e chorar por mais.



Castelo de Vide visto das ameias do Castelo de Marvão. Este é, sem dúvida, um dos mais belos e bem conservados castelos de Portugal. Eu não votei, mas se votasse tê-lo-ia incluído no grupo das sete maravilhas nacionais.



As raparigas descendo a muralha. O Lourenço está às costas do fotógrafo, divertidíssimo com o passeio.

Foi há tão pouco tempo e já estou cheio de saudades desta região.

Read more...

Grants - Arquitectura e Vida

>> sábado, Abril 21, 2007



O Rui Pereira, arquitecto responsável pelo recente blog O morcego saíu à rua, ganhou o concurso Grants - Arquitectura e Vida com uma animação à qual não faltou um formidável instrumental dos Erro!

Aqui fica a merecedíssima referência e um grande PARABÉNS do Arrumário.

Um abraço.

ZM

Read more...

Thinking Blog Awards

>> quinta-feira, Abril 19, 2007



Fiquei um pouco sem jeito, depois de ter sido galardoado pelo Daniel com um Thinking Blog Awards. A verdade é que não acho mesmo que o Arrumário faça sempre pensar.
Mas, enfim, isto não é um concurso com o aval do Governo Civil de Évora, pelo que, seguindo um pouco o mesmo critério, aqui deixo o merecido destaque a 5 blogs que leio quase diariamente:

(Se pudesse retribuir o award, A Barriga seria a minha primeira referência, mas o regulamento não permite)

:: Benjamim - o novo e fresco blog do autor de Fotoben, agora mais solto e com dicas muito interessantes sobre fotografia. Promete.
:: Bonecos de Bolso - É incrível o que este homem viaja e sobretudo o tempo que dedica a garatujar o seu Moleskine. Não me canso daqueles traços.
:: Rio das Maçãs - Um blog de ao pé da porta, com muita informação sobre a minha zona e a sua história. Em tempos o Arrumário explorou um pouco esta linha editorial, mas agora já não consigo ter tempo, pelo que leio sempre o Rio das Maçãs e acho-o muito bem feito e interessante.
:: Bolinha - O blog da primeira escaladora portuguesa a ter conseguido encadear (escalar sem quedas) uma via de 8º grau. É um local onde se respira ar livre (sobretudo escalada, evidentemente), mas sempre com a graça que só as mulheres têm. Vale bem uma espreitadela regular.
:: La Double Vie de Veronique - É mais um blog gráfico, onde também se respira uma atmosfera feminina e pacífica, que me encanta. É um lugar repousante, onde apetece sempre voltar.

Se o Gonçalo Cadilhe tivesse um blog estaria também nesta lista, mas parece que aínda não tem. Vou ver se tenho paciência para apresentar aqui a sua última crónica no Expresso, deliciosa.

As fotos de Marvão continuarão dentro de momentos.

ZM

PS: Obrigado mais uma vez Daniel, pela referência que, merecida ou não, muito me honra.

Read more...

Marvão - Parte 3

>> quarta-feira, Abril 18, 2007

Hoje apresentam-se as fotos de uma visita a Portalegre, com o objectivo concreto de ver a intervenção do arquitecto Cândido Chuva Gomes no Castelo dessa cidade.
Aqui fica a minha visão da coisa, limitada pela pequena Coolpix 5400 com que a registei. Se quiserem ver fotos a sério do mesmo tema, visitem o site http://ultimasreportagens.com/, escolham a folha número 10 e lá dentro seleccionem Castelo de Portalegre. Só não vão lá encontrar o Lourenço.









Esta foto do Lourenço faz-me lembrar as fotos dos famosos almoços do Expresso, no Pabe, com entrevistados. Desta vez o entrevistado foi o Sr. Lourenço Marques, que comeu um bocadinho de cada coisa, mais um pote de fruta, colheita de 2007 e provavelmente terminou com um presente na fralda.











Vista do resto da cidade a partir do Castelo.





Desculpem a seca, mas acho esta intervenção muito interessante e fotogénica.

Esta ideia de uma gaiola de madeira entrançada na muralha é muito prática. Quanto a mim, falta nalguns locais uma ligação mais evidente entre uma coisa e outra. Há portas fechadas que deviam estar abertas e nem sempre se torna evidente o "fluxo" da visita. Parece-me que há aspectos a melhorar, mas vale bem a visita.

Quando se proporcionar, passem por lá e tirem o chapéu ao arquitecto Chuva Gomes.

ZM

Read more...

Sobre este blog

Somos Sintrenses por adopção, daí o frequente interesse por temas relacionados com Sintra. Actualmente, vivemos na ilha Terceira, nos Açores, mais propriamente na cidade de Angra do Heroísmo, o que transformou este blog, de alguma forma, num canal privilegiado para ir dando a conhecer como é a vida no meio do Atlântico.

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP