Odrinhas - Nafarros

>> segunda-feira, fevereiro 26, 2007


Uma das poucas fotos possíveis de fazer no Museu de S. Miguel de Odrinhas.


Um arco-íris que apareceu na janela da cozinha, um dia destes.

ZM

Read more...

Foto Alternativa

>> sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Há precisamente 2 anos falei aqui numa fotógrafa cuja vida e obra me interessam particularmente: Francesca Woodman --> (para ver mais...).

Entretanto muita água correu debaixo das pontes e eis que descubro o fotógrafo português Ricardo Faria. Primeiro encontrei fotos suas no 1000 imagens, mas provavelmente por as suas fotos serem diferentes do standard que por lá aparece, ele acabou por se alojar no site Foto Alternativa. Os exemplos que se apresentam revelam proximidade entre o trabalho deste fotógrafo e o de Francesca Woodman, propositada ou não.










O Foto Alternativa é um local estranho, mas muito interessante e inspirador. Eu gosto muito de fazer fotografia de viagens e de paisagem, mas a nível artístico, estes são os percursos que gostaria de percorrer. Quase todos os sites portugueses de fotografia têm o mesmo tipo de fotos, sempre muito bonitinhas, com cascatas a correr, ondas do mar, rochas e pôr do Sol. No Foto Alternativa abrem-se caminhos novos. Por essa razão está nos meus links do Arrumário há tanto tempo. É uma espécie de rock ou punk no meio do Pop.

Se for caso disso passem por lá e prestem atenção ao Ricardo Faria.

ZM

Read more...

London slides

>> quinta-feira, fevereiro 22, 2007


Pool of London vista do alto da Tower Bridge.


Loja de antiguidades no Portobelo road market.

Esta cidade é mesmo viciante.

Se for caso disso, aproveitem a Easy Jet e passem por lá.

ZM

Read more...

Tower Bridge

>> quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Ando a curtir os slides que fiz em Londres. Claro que as digitalizações não se aproximam da imagem original, para começar porque usei filme Velvia 50, que é fora de série.
Este foi tirado na Tower Bridge, com uma luz cenográfica.


ZM

Read more...

Notting Hill



Músico em Notting Hill - Londres.
Nikon F80 - Nikkor 28-80
Fuji Velvia 50
Digitalizado com Minolta Dual Scan II

Read more...

Sintra - Tribunal

>> quarta-feira, fevereiro 14, 2007

É só uma foto do tribunal de Sintra, tirada da ligação entre Chão de Meninos e S. Pedro.


É um edifício discutível. Não o acho fora de série, mas veio para ficar e temos mais é que nos habituar a ele. Visto do lado Norte é mais bonito, mais leve. Desagrada-me sobretudo o facto de estar tão alto. Talvez se pudesse ter removido mais colina, para o deixar algo mais baixo.

ZM

Read more...

Gonçalo Byrne

>> segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Fui finalmente ver a exposição de Gonçalo Byrne patente no CCB.

Está bastante interessante, embora deixe de fora alguns trabalhos que gostaria de ter ficado a conhecer melhor, nomeadamente as casas do Bom Sucesso e a da Vila Utopia.

Ao longo de um extenso corredor há uma série de grandes fotografias dos projectos, que infelizmente, dada a largura reduzida do corredor, não podem ser apreciadas da distância que mereciam. Expõe-se um largo conjunto de maquetes, que me deu a conhecer o projecto para o grande espaço coberto de assembleias de Fátima, que é absolutamente brilhante. Além disso há uma série de caixas negras dentro das quais podemos sentar-nos a assistir a pequenos filmes sobre conversas entre o arquitecto e outras personalidades, maioritariamente igualmente arquitectos.

Surpreendentemente, as televisões que exibem estes curtos documentários são em formato 16:9, sendo os filmes em 4:3. Como geralmente acontece nas casas suburbanas, o filme enche o ecrã, apresentando-se toda a gente esmigalhada, mas mais grave, os projectos igualmente esmigalhados.

Foi assim que fiquei a conhecer a versão suburbana da torre de controlo do Porto de Lisboa, que aqui apresento:



Francamente prefiro a versão original, que pode ser consultada no site do arquitecto:



Que as pessoas em casa vejam filmes esmigalhados é uma coisa que sempre me fez confusão, mas cada um sabe de si, agora numa exposição de arquitectura no CCB acho imperdoável.

Em todo o caso, passem por lá que vale a pena.

ZM

Read more...

Cadaques - efeitos secundários

>> quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Lembram-se de um post sobre Cadaques e o trabalho lá empreendido pela inspiradíssima dupla de arquitectos Peter Harnden e Lanfranco Bombelli?



Posteriormente foi-me lá deixado um comentário de um tal Jeanloui, que não revela o seu perfil, pelo que não sei a que blog pertence (se a algum), onde se apresentam 3 interessantes links com apresentações Quick Time sobre 3 projectos diferentes apresentados no livro de que falava o post.

Casa Fasquelle

O primeiro mostra a casa Faquelle, cuja planta apresento aqui em cima, para mais detalhe. É uma apresentação fantástica em que podemos percorrer a casa de divisão em divisão. Reparem que podemos apontar para as portas e percorrer pelo menos 5 locais diferentes, assinalados a vermelho na pequena planta ao lado. Se encontrarem mais avisem-me. Para além de achar esta casa absolutamente magnífica - seguramente a mais bem inventada casa térrea que alguma vez vi - acho a apresentação inebriante.

Apartments

No caso destes apartamentos percorri pelo menos 4 áreas distintas. Os 2 apartamentos e as 2 varandas.

Villa Gloria

Já na Villa Gloria não encontrei mais spots para além do que se apresenta.

Não consigo saber quem é este simpático Jeanloui, mas agradeço-lhe do fundo do coração. É que por mais que procurasse, nunca encontraria estes links na net.

Façam uma visita virtual e divirtam-se.

ZM

Read more...

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP